Inspiração

Professora de escola pública, brasileira é finalista de ‘Nobel da Educação’

por: Redação Hypeness

A professora brasileira Doani Emanuela Bertan está entre as finalistas do Global Teacher Prize 2020′, considerado o Nobel da Educação. Professora da Escola Municipal Júlio Mesquita Filho, que faz parte da rede pública de ensino de Campinas, no interior de São Paulo, ela foi indicada à premiação por seu trabalho de ensino bilíngue em Libras (Língua Brasileira de Sinais) e Português.

Doani está entre os dez finalistas dos mais de 12 mil inscritos no prêmio. O motivo para seu destaque é o trabalho que faz nas redes sociais: por meio do canal de Youtube Sala8, ela ensina conteúdos de matemática, português, geografia e ciências em ambas as línguas, expandindo o acesso de conhecimento a jovens surdos.

– A professora que ganhou prêmio por incentivar inclusão de mulheres nas ciências exatas

Professora ministra aulas em libras e em português gratuitamente através do Youtube

A premiação vai bonificar em 1 milhão de dólares o professor campeão. Independentemente do resultado, é importante ver os profissionais da docência sendo valorizados mundo afora por seus trabalhos que garantem inclusão.

– Professora brasileira aposentada usa tempo livre para alfabetizar adultos de graça

“Acredito que a visibilidade do Sala8 poderá contribuir com os surdos, seus familiares e professores que atuam diretamente com este público. Sabemos do tamanho do nosso país, de suas preciosidades, mas também reconhecemos os seus problemas. O canal é uma forma da linguagem de Libras, língua legítima e natural ao surdo, chegar a cada cantinho desta terra”, afirmou ao jornal ACidade ON, de Campinas.

Outros dois professores brasileiros foram pré-selecionados ao ‘Global Teacher Prize’: Francisco Celso Freitas, professor do sistema socioeducativo do Distrito Federal; e Lília Melo, da periferia de Belém, capital do estado do Pará. A UNESCO parabenizou a professora Doani pela indicação.

“Parabéns para Doani Emanuela Bertan por estar entre os 10 finalistas de uma lista extensa de professores talentosos e dedicados. Espero que sua história inspire aqueles que desejam se tornar professores e também destaque o incrível trabalho realizado diariamente pelos professores brasileiros e de todo o mundo”, afirma Stefania Giannini, diretora-geral adjunta da Unesco para a Educação

– Professora de universidade brasileira é eleita membra da Academia Mundial de Ciências

“Essa classificação faz todos olharem para a educação de surdos e dizer sim, os surdos são capazes, e nós professoras também somos capazes, a educação pública é capaz. Temos problemas, mas também temos muitas coisas boas. Estou super feliz e emocionada”, completou em entrevista ao ACidade ON Campinas.

Publicidade

Fotos: Divulgação/Global Teacher Prize 2020


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Ele é o ‘gato de botas do Shrek’ da vida real e consegue o que quer com sua ‘atuação’