Debate

SC: UTI para tratar coronavírus atinge 100% de lotação em maior alta em 8 meses de pandemia

por: Redação Hypeness

O estado de Santa Catarina está enfrentando os piores números da covid-19 desde o início da pandemia. Com lotação de 100% das UTIs privadas em Balneário Camboriú e um alto índice de ocupação (superior a 60%) em todas as regiões de SC no SUS, a chegada da temporada e o desrespeito ao distanciamento social preocupa bastante as autoridades de saúde.

Nesse fim de semana, foram registradas aglomerações com mais de 300 pessoas sem distanciamento social em Fraiburgo, na região central do Estado, próxima a Caçador. Os estado havia sido palco de festas logo no primeiro crescimento de casos, incluindo uma aglomeração em que jovens brincavam com o meme do caixão.

– Santa Catarina vive quarentena de festas e deboche com o ‘meme do caixão’

Medidas de restrição contra a covid-19 podem ser flexibilizadas com abertura para turistas e temporada de verão no litoral catarinense

Entre sexta-feira (6) e sábado (7), foram registrados mais de 1000 casos e sete mortes no Estado, a maioria na região entre Joinville e Florianópolis, ou seja, a costa norte do catarinense. Especialistas em saúde consideram que feriados e aglomerações nas praias possam ser o motivo principal para o aumento de infecções nas últimas semanas.

– Beto Carrero reabre lotado no fim de semana que Brasil atinge 50 mil mortos por coronavírus

“A gente imaginava que poderia acontecer, devido aos feriados e à inoperância dos governos estaduais e municipais em relação aos pedidos de afastamento entre as pessoas, para evitar aglomeração, que não aconteceram em Santa Catarina. Espero que as pessoas tenham essa consideração por seus familiares, pelos idosos, e pelas pessoas que estão trabalhando”, afirmou Umberto João D’Ávila, presidente da Unimed Litoral, ao NSC.

A preocupação com o avanço do coronavírus entra em conflito com a redução da atenção das pessoas às medidas de distanciamento social e uso de máscara, atitudes que comprovadamente reduzem os índices de transmissão da covid-19.

– Blumenau tem aumento de casos de coronavírus após aglomeração em shopping

A temporada de turismo vai começar em breve na região. Com a flexibilização das medidas restritivas entre Uruguai, Argentina e Brasil, é certo que o número de teruistas aumentará e a pressão para a redução das medidas restritivas contra a covid-19 vai ser grande em um dos estados que demonstrou maior resistência à quarentena no início da pandemia.

Publicidade

Fotos: © Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Mulher que deu show de homofobia em padaria e o privilégio branco que João Alberto não teve no Carrefour