Futuro

Sci-fi da vida real: empresa ‘compra rostos’ para fazer máscaras hiper realistas

30 • 11 • 2020 às 09:08
Atualizada em 05 • 03 • 2021 às 12:05
Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

A máxima de que, dependendo do valor oferecido, tudo em verdade está à venda é levada ao máximo pela empresa japonesa Kamenya Omoto, uma fábrica e loja de máscaras hiper-realistas que está oferecendo cerca de 380 dólares (equivalente a pouco mais de 2 mil reais) para comprar… seu rosto. Essa não se trata de uma afirmação completamente literal, visto que a pessoa que fizer negócio com a empresa não terá de abrir mão da própria face, mas o fato é que a empresa pretende pagar para reproduzir rostos alheios em suas máscaras.

Baseada em Tóquio, a Kamenya Omoto pretende vende as máscaras hiper-realistas por uma pequena fortuna: o preço de sair por aí com outro rosto é de 940 dólares, equivalente a mais de 5 mil reais. Caso a máscara de um determinado rosto se revele popular, o “dono” original daquele rosto passará a ganhar uma porcentagem das vendas. A ideia do projeto intitulado “That Face” (Aquele rosto, em tradução livre) é de oferecer um certo toque de ficção científica ao negócio das máscaras, a partir da ideia de se comprar e vender rostos.

A ideia de vender os direitos de imagem do próprio rosto pode parecer exótica e próxima ao bizarro, mas o imenso interesse em participar do projeto prova que, em verdade, talvez de fato tudo esteja mesmo à venda. A participação no “That Face” é restrita aos moradores de Tóquio com mais de 20 anos, e a identidade original dos rostos não é revelada. “Nós compramos e vendemos seu rosto”, diz o site da Kamenya Omoto, onde é possível realizar a pré-compra de uma máscara.

“É uma história de ficção científica que se torna realidade. Ninguém ainda sabe o que acontecerá em um mundo cheio de rostos iguais ao seu”, diz. Na mesma medida que a ideia é interessante, ela também é um tanto assustadora – como são as próprias máscaras, conforme mostra o vídeo abaixo.

Publicidade

© fotos: divulgação


Canais Especiais Hypeness