Ciência

Sistema Solar se formou em tempo equivalente a ‘gravidez de 12 horas’; entenda

Redação Hypeness - 23/11/2020 | Atualizada em - 25/11/2020

Na curta perspectiva humana, 200 mil anos soam como uma eternidade, mas diante da idade do Sistema Solar e de seus planetas – formados há 4,5 bilhões de anos – tal período de tempo é um mero estalo: ou melhor, como se fosse algumas horas. Pois um novo estudo concluiu que esse foi o tempo que o Sistema Solar levou para se formar, 4,5 bilhões de anos atrás – e se esses 200 mil anos fossem escalados na proporção da duração de uma vida humana, é como fosse uma gestação de 12 horas de duração.

Realizado pelo Laboratório Nacional Lawrence Livermore (LLNL), dos Estados Unidos, a partir da observação de isótopos do elemento molibdênio descobertos em meteoritos – e publicado na revista Science recentemente – este é o primeiro estudo a calcular o tempo que nosso Sistema Solar levou para se formar. “Este foi um processo rápido”, afirmou Greg Brennecka, cosmoquímico e principal autor do artigo, em nota. “Este trabalho mostra que esse colapso, que levou à formação do sistema solar, aconteceu muito rapidamente, em menos de 200 mil anos. Se escalarmos tudo isso para uma vida humana, a formação do sistema solar seria comparada a uma gravidez de cerca de 12 horas em vez de nove meses”, explicou.

A Via Láctea, galáxia onde fica nosso Sistema Solar

O estudo se fez a partir de amostras de cálcio e alumínio (CAIs) encontradas em meteoritos, capazes de fornecer uma espécie de registro da formação do nosso sistema. Essas amostras de CAIs mostraram a formação há 4,567 bilhões de anos em duração estimada em período entre 40 mil a 200 mil anos em ambiente de alta temperatura – estima-se que próximo ao sol. “Os mais antigos sólidos registrados no Sistema Solar são inclusões ricas em cálcio e alumínio, e essas amostras revelam um registro direto da formação”, diz Brennecka. “Anteriormente, a duração da formação não era realmente sabida sobre nosso Sistema Solar”.

 

 

 

 

Publicidade

© fotos: Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.


Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Este pequeno roedor vegetariano foi o ancestral terrestre das baleias