Diversidade

‘Small Axe’: Steve McQueen se inspira em Bob Marley para série sobre tensões raciais

Redação Hypeness - 23/11/2020

Vencedor do Oscar de melhor filme por “12 Anos de Escravidão”, em 2014, o cineasta Steve McQueen encabeça a nova série “Small Axe“, que trata de tensões raciais no Reino Unido entre os anos de 196o e 1980. Com título em referência à música homônima de Bob Marley, a produção estreou na BBC no último dia 15 de novembro e apresenta cinco episódios focados em vivências de personagens negros que viviam em território britânico durante aquele período.

Cada um dos cinco episódios de “Small Axe” tem história própria e aborda desde a resistência cultural de imigrantes caribenhos em Londres a julgamentos de ativistas e situações de violência policial contra negros. “Pequeno machado”, em tradução livre, o título foi retirado de um dos versos da canção de 1973, de Marley: “Se vocês são a grande árvore / Nós somos o pequeno machado”.

– Jornada das mulheres negras de ‘Estrelas Além do Tempo’ vai virar série de TV

Cada episódio dura de 60 a 124 minutos, tempo bem maior que a média usual de séries de televisão. “Menti, porque eu disse que queria fazer uma série de televisão e fiz cinco filmes no lugar”, conta McQueen, segundo a “Folha“. “Eu não falei a verdade [para a BBC] e eu sabia bem, desde o começo, o que estava fazendo.”

“Cada uma dessas histórias é singular, mas elas estão presas à narrativa de que estão representando uma comunidade, algo mais amplo. Elas acabam representando diversas pessoas com experiências semelhantes”, continua o diretor. “Todas essas histórias falam sobre como podemos mover montanhas por meio de um esforço coletivo.”

– Donald Glover faz história no Emmy como primeiro negro a receber prêmio de Melhor Diretor de Série Cômica

Fazem parte do elenco de “Small Axe” atores como John Boyega (protagonista do primeiro filme da trilogia mais recente dos “Star Wars”) e Letitia Wright (intérprete de Shuri, irmã do protagonista de “Pantera Negra“).

Ainda sem data de lançamento no Brasil, a série de Steve McQueen está disponível apenas na BBC e na Amazon Prime Video estrangeira.

Steve McQueen é diretor, cineasta e produtor cinematográfico

Publicidade

Fotos: Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.


Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Viva exibe alerta inédito sobre novela com título racista