Vencedor do Oscar de melhor filme por “12 Anos de Escravidão”, em 2014, o cineasta Steve McQueen encabeça a nova série “Small Axe“, que trata de tensões raciais no Reino Unido entre os anos de 196o e 1980. Com título em referência à música homônima de Bob Marley, a produção estreou na BBC no último dia 15 de novembro e apresenta cinco episódios focados em vivências de personagens negros que viviam em território britânico durante aquele período.
Cada um dos cinco episódios de “Small Axe” tem história própria e aborda desde a resistência cultural de imigrantes caribenhos em Londres a julgamentos de ativistas e situações de violência policial contra negros. “Pequeno machado”, em tradução livre, o título foi retirado de um dos versos da canção de 1973, de Marley: “Se vocês são a grande árvore / Nós somos o pequeno machado”.
Cada episódio dura de 60 a 124 minutos, tempo bem maior que a média usual de séries de televisão. “Menti, porque eu disse que queria fazer uma série de televisão e fiz cinco filmes no lugar”, conta McQueen, segundo a “Folha“. “Eu não falei a verdade [para a BBC] e eu sabia bem, desde o começo, o que estava fazendo.”
“Cada uma dessas histórias é singular, mas elas estão presas à narrativa de que estão representando uma comunidade, algo mais amplo. Elas acabam representando diversas pessoas com experiências semelhantes”, continua o diretor. “Todas essas histórias falam sobre como podemos mover montanhas por meio de um esforço coletivo.”
Fazem parte do elenco de “Small Axe” atores como John Boyega (protagonista do primeiro filme da trilogia mais recente dos “Star Wars”) e Letitia Wright (intérprete de Shuri, irmã do protagonista de “Pantera Negra“).
Ainda sem data de lançamento no Brasil, a série de Steve McQueen está disponível apenas na BBC e na Amazon Prime Video estrangeira.
Steve McQueen é diretor, cineasta e produtor cinematográfico
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.