Inspiração

Tartaruga albina considerada rara viraliza por se parecer com queijo quente

por: Redação Hypeness

A primeira imagem que vem à cabeça quando pensamos em uma tartaruga é aquela de um animal verde, com casco amarronzado e outros tons entre as duas cores. Mas a espécie encontrada por este fazendeiro de Odisha, na Índia, não é em nada parecida com essa descrição. Ela é amarela — da cor de uma gema de ovo ou até de um queijo cheddar. Consegue imaginar? Pois estamos falando de uma tartaruga albina indiana. 

Conheça a tartaruga do tamanho de um carro que viveu na região amazônica

A espécie Lissemys punctata é comum em locais de água doce do sul da Ásia, como a Índia, Sri Lanka, Paquistão ou Bangladesh. A diferença para esse exemplar é o fato dela ser albina, o que a fez ter uma coloração diferente. O homem que a encontrou, logo a recolheu e levou para casa, antes de acionar as autoridades locais para resgatarem o animal, que estimam em dois anos e meio a idade dele. 

Um dos indicadores de que realmente se trata de uma tartaruga albina está na cor dos olhos: rosa.  

Após 100 anos tartarugas voltam a nascer em Galápagos

Especialistas acreditam que a condição da tartaruga vem de uma predisposição genética que a faz ter pouca ou nenhuma tirosina. Este aminoácido tem, entre outras funções, a tarefa de ajudar a produzir melanina, pigmento responsável por dar cor aos olhos, corpo e até ao casco, no caso desta espécie. 

É uma doença congênita e se caracteriza pela ausência total ou parcial do pigmento tirosina”, diz Siddhartha Pati, diretora executiva da Association For Biodiversity Conservation. “Além disso, às vezes ocorre uma mutação na sequência do gene ou há uma deficiência de tirosina.

Ameaçada de extinção, maior tartaruga dos oceanos usa praias vazias para reprodução

Como a internet não perdoa, diversos usuários do Twitter aproveitaram para compartilhar imagens que acham parecidas com a tartaruguinha amarela:

Publicidade

Fotos: Debashish Sharma, IFS / Twitter


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Xuxa celebra sexo após os 50 e diz que viveu experiências novas com envelhecimento