Sustentabilidade

Técnica japonesa de poda permite obter madeira sem derrubar árvores

por: Redação Hypeness

Utilizado no Japão desde o século 14, o daisugi é uma técnica florestal que utiliza cedros para fornecer madeira sem precisar derrubar árvores. O método ancestral é similar à maneira de cultivar e tratar as plantas como se fossem grandes bonsais.

Pequenas árvores conhecidas pela delicadeza, os bonsais são podados para reproduzir árvores de grande porte em versão reduzida. Mas, apesar de parecidas, as técnicas de produção dos bonsais e o daisugi produzem efeitos diferentes.

– Se você quer viver bem e por muito tempo, a solução é abraçar a jardinagem

Exemplo de bonsai

Como explica o Bored Panda, o método foi inventado originalmente pela população da região de Kitayama e utilizado para solucionar o problema da escassez de mudas.

Há poucos terrenos planos na área e o plantio e cultivo de árvores em encostas íngremes acabou se mostrando extremamente difícil. Assim, o daisugi surgiu para permitir aos responsáveis pelo local reduzir o número de plantações e tornar o ciclo de colheita mais rápido, além de produzir madeira mais densa.

– A vida secreta das árvores: vídeo explica como as plantas silenciosamente conversam entre si

Com o passar dos anos, a popularidade dessa técnica diminuiu, e hoje, esses tipos de cedro crescem principalmente em jardins bem cuidados por conta de sua aparência elegante.

Veja imagens do resultado da técnica daisugi com mais detalhes no vídeo abaixo:

Publicidade

Foto: Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.


X
Próxima notícia Hypeness:
Oferta de perfuração do Ártico tem fracasso histórico por falta de interessados