Futuro

Tsunami no Alasca é efeito de mudança climática e pode ameaçar o Ártico e o planeta

por: Redação Hypeness

Os efeitos das mudanças climáticas podem vir dos mais variados pontos da Terra, em dimensões inesperadas mas com resultados igualmente trágicos – como do estreito de Barry Arm, no Alasca. A área, localizada na costa sul do maios dos estados dos EUA, é pequena, mas o impacto das alterações no clima do planeta podem provocar verdadeiros cataclismos – como um Tsunami a assolar o Oceano Ártico com efeitos devastadores. Segundo a pesquisadora Anna Liljedahl, tais fenômenos podem acontecer já nos próximos anos em tamanho inédito.

Um dos muitos glaciais em Barry Arm, no Alasca

Segundo a pesquisadora, o Tsunami em Barry Arm poderá se dar a partir de um grande deslizamento de gelo e rocha a partir do derretimento em milhões de toneladas – capaz de provocar um deslizamento maior do que qualquer um visto nos últimos 100 anos. Segundo Liljedahl, que é geóloga no Centro de Pesquisa Woods Hole, no Alasca, esse poderá ser um fenômeno sem precedentes, pior do que qualquer já visto, e que se tornará cada vez mais frequente. O deslizamento de tal dimensão seria superior em força a um terremoto de magnitude 7.

Localizado na Baía de Prince William Sound, no Golfo do Alasca, o estreito de Barry Arm é área que, antes da pandemia, encontrava presença intensa de pescadores e de turistas em cruzeiros – e o impacto de tal deslizamento e de um tsunami poderia interferir em atividades econômicas além de ameaçar a vida de moradores e visitantes da região. A preocupação com ondas gigantes na região não é eventual: 10 dos 14 maiores tsunamis registrados ocorreram em áreas de montanhas cobertas de gelo como a de Barry Arm.

E não somente: o maior tsunami que se tem notícia aconteceu justamente no Alasca, em 1958, com ondas que superavam 30 metros a partir do deslocamento de 30 milhões de metros cúbicos de rocha e gelo. Estima-se que o potencial de um novo tsunami na região seria até dez vezes maior, e outros pontos do planeta, como na província da British Columbia, no Canadá, e partes da Noruega, também convivem com a ameaça de deslizamentos e ondas gigantes por conta dos efeitos da mudança climática.

O impressionante cenário gelado do estado nos EUA

Publicidade

© fotos: Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.


X
Próxima notícia Hypeness:
 Economias do Futuro | parte #2 | Comer é um ato político