Design

Uma ilusão de ótica faz com que você veja essas figuras paradas em movimento

30 • 11 • 2020 às 09:10
Atualizada em 05 • 03 • 2021 às 12:04
Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

Por mais poderoso e sofisticado que seja o nosso cérebro, é fato também que ele é capaz de se deixar enganar através de uma mera troca incessante de cores. Não é por acaso que as ilusões de ótica são tão populares na internet: capazes de enganar nosso cérebro a partir de truques tão simples quanto eficazes, as ilusões de ótica nos divertem e ao mesmo tempo mostram a forma que o cérebro funciona. Depois da polêmica sobre a verdadeira cor do vestido que viralizou anos atrás, é assim que uma simples animação vem causando furor na internet como mais uma das tantas ilusões.

A primeira impressão é de que os bonequinhos da animação estão evidentemente se movendo, subindo e descendo uma escada e saindo pelo lado direito da tela. Um foco um pouco mais atencioso mostra, no entanto, que nenhum dos bonequinhos está realmente em movimento – a única coisa que acontece é uma mudança intensa de cor. A variação da cor nos bonequinhos causa a impressão de movimento uma imagem que em verdade está parada.

“Isso é incrível! Minha cabeça está doendo”, disse um perfil do Twitter, comentando a animação. “Meu cérebro está quebrado”, afirmou outro. “É um efeito básico, que sublinha a impressão de movimento fluido que vemos em filmes e animações”, diz um estudo da Universidade de Stanford sobre as ilusões. Seja como for, o que parece um fato em verdade não é: nada está se movendo, mas sim mudando de cor – por mais que nossos cérebros pensem diferente.

Publicidade

Canais Especiais Hypeness