Sustentabilidade

União popular salva mais de 100 baleias encalhadas e evita tragédia histórica

por: Redação Hypeness

Uma história para afagar o coração. Agentes de proteção ambiental, a Marinha, policiais e moradores da região de Panadura, cidade no Sri Lanka, conseguiram salvar mais de 100 baleias que estavam encalhadas em uma praia.

Dezenas de baleias azuis são vistas na Antártida pela primeira vez desde os anos 1980

Autoridades e voluntários observam baleia encalhada na costa do Sri Lanka.

Segundo relatos, os animais começaram a encalhar por volta do fim da tarde da segunda-feira (2) e, à noite, o número de baleias já ultrapassava 100. Alguns pescadores que estavam na região tentaram empurrar os mamíferos de volta, mas não tiveram sucesso. 

Ciência descobre que baleias e golfinhos conversam e têm até ‘gírias’

Foi só com a chegada de mais voluntários, além da Marinha e da Guarda Costeira, que os animais conseguiram retornar ao mar após uma madrugada inteira de trabalho. O resgate das baleias foi possível graças ao uso de pequenas embarcações usadas para o patrulhamento da região. 

Mais de 100 animais ficaram presos na areia, a maior parte deles foi resgatada com vida.

Chamou a atenção a quantidade de voluntários que se prontificou a ajudar mesmo com o toque de recolher imposto em decorrência da pandemia do coronavírus. Apesar do sucesso da operação, três baleias-piloto e um golfinho morreram em decorrência dos fatos. 

Imagens impressionantes mostram baleia de 23 metros encalhada em mar da Indonésia

Especialistas não sabem dizer ao certo o que ocasiona os encalhes, mas esse fenômeno tem acontecido há décadas. Segundo Autoridade de Proteção Ambiental da Marinha do Sri Lanka, este foi o maior que já aconteceu no sul da Ásia. 

Voluntários ajudam animal a retornar para o mar.

Publicidade

Fotos: Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Carne de melancia parece ser última e controversa tendência em 2020