Ciência

Van Gogh cortou própria orelha durante surto por falta de álcool, diz estudo inédito

por: Redação Hypeness

De acordo com um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Medicina de Groningen, na Holanda, o pintor Vincent van Vogh pode ter cortado a própria orelha por conta da abstinência de álcool. Publicada na última segunda-feira (2/11), a pesquisa inédita revelou que pelo menos duas crises psicóticas do pintor holandês podem ter sido causadas pela falta de bebidas alcoólicas.

Segundo matéria da Folha, a automutilação de Van Gogh está relacionada a transtornos de humor (supostamente bipolaridade) e de personalidade provavelmente agravados por uma interrupção abrupta no consumo alcoólico.

– Lugar exato onde Van Gogh pintou sua última obra pode ter sido encontrado

Automutilação de Van Gogh está relacionada a transtornos de humor

“Depois [de cortar a própria orelha], ele provavelmente desenvolveu dois surtos de delírio que estão atrelado à abstinência de álcool, ao lado do agravamento de suas crises depressivas — das quais pelo menos uma foi psicótica —, que o levaram ao suicídio, aos 37 anos”, explica o estudo.

“Aqueles que consomem grandes quantidade de álcool e sofrem de desnutrição correm o risco de comprometerem a função cerebral”, completa o artigo. “Além disso, a interrupção abrupta do consumo excessivo de álcool pode levar a crises de abstinência, incluindo surtos [psicóticos].”

– Ilustrador iraniano conta a vida de Van Gogh em lindos quadrinhos coloridos

Para a realização da pesquisa, 902 cartas escritas pelo pintor foram analisadas, das quais a maioria foi destinada ao irmão de Van Gogh, Theo. Os pesquisadores responsáveis pelo estudo também consultaram três historiadores de arte especializados na vida e obra do artista morto em 1890.

As conclusões do estudo também descartaram a possibilidade de Van Gogh ter sofrido de esquizofrenia.

Publicidade

Fotos: Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Natal terá Júpiter e Saturno com alinhamento mais próximo da Terra desde Idade Média