Inovação

Yoga Alliance libera certificado para formações online em yoga até fim de 2021 devido à pandemia

Redação Hypeness - 27/11/2020

Apesar das inumeráveis perdas e aspectos negativos da pandemia, um ponto indiscutivelmente positivo foi a proliferação de cursos online e a ampliação do alcance geográfico de formações, workshops e diversos cursos de aperfeiçoamento. Sem entrar no debate do EAD (ensino à distância) para o ensino formal, que é extremamente importante e muito complexo, quando o assunto são os cursos livres, com certeza o isolamento físico, mas não social, trouxe gratas surpresas para instrutores de áreas diversas e uma delas foi o yoga

No começo da pandemia, muita gente que já praticava yoga se desesperou. E agora? Pouco à pouco foi ficando claro para alunos e professores que apesar das limitações do ambiente virtual era sim possível continuar praticando coletivamente por meio de videoconferências e aulas online. 

A mesma descoberta foi vivida também pelas escolas e professores envolvidos em cursos de formação de yoga que foram, com o passar do tempo, descobrindo novas maneiras de transmitir as aulas e práticas, desenvolvendo uma metodologia adaptada ao momento atual.

Conheça a instrutora de yoga mais velha do mundo
Mulher de 100 kg faz poses de yoga impressionantes e relata como isso melhorou sua autoestima

O Yoga Alliance é uma instituição sem fins lucrativos baseada nos Estados Unidos que emite registros para professores formados em escolas cadastradas no mundo todo.

Pensando nisso, a instituição resolveu, durante a pandemia, liberar esse registro também na modalidade online de formações, desde que se cumpram os requisitos estabelecidos para manter a qualidade das formações.

Conversamos com Simone Correia Lopes, professora de yoga formada pela Abhijna School of Yoga, na Índia, e fundadora do Café Yoga, empresa que oferece aulas e formações por todo o Brasil por meio de uma rede de franqueados para entender como estão acontecendo essas novas modalidades de formação e quais as maiores descobertas e desafios durante a pandemia.

Interessados nas aulas, cursos e formações oferecidos pelo Café Yoga podem encontrar mais informações no site ou pelo Instagram ou página do Facebook.

Hypeness: O que é e como surgiu o Café Yoga? 

Simone Correia Lopes: O Café Yoga foi criado em 2009, e, pensando na mobilidade, criamos um jeito de levar aulas de yoga e meditação para perto das pessoas. por isso nossas aulas estão disponíveis em diversos locais por todo o Brasil. Vamos onde os praticantes estão: condomínios, empresas ou parques, e as aulas são ministradas por nossos professores franqueados. 

H: O que mudou com a pandemia?

SCL: Com a pandemia todas as aulas migraram para a plataforma online. Nos comprometemos também a ajudar quem precisa, facilitando doações de alunos a instituições que atendem pessoas em situação vulnerável. Basta nos entregar a doação que encaminhamos aos centros de idosos e orfanatos.

H: Qual a proposta e o conceito do Café Yoga?  

SCL: Nossa proposta é que todos tenham acesso ao yoga, seja fazendo aula ou aprofundando-se e tornando-se professor. 

H: Como foi o seu início no yoga? 

SCL: Eu trabalhei na área comercial durante mais de 10 anos, e, com dores e cansada da gestão, do mundo corporativo e do stress, resolvi começar a praticar yoga, pensado que me faria bem e que me deixasse mais leve. Percebi então que era possível tornar-se professora, foi aí que resolvi me aprofundar. Fui me envolvendo e sentindo uma vontade imensa de ajudar as pessoas através do meu trabalho. Criei então um projeto social, que, por meio das aulas de yoga, leva a prática e as aulas a instituições que atendem pessoas em situação vulnerável. Atuamos junto a organizações como Balé de Cegos, Dia (lar de idosos) e Projeto Pixote.

H: E a sua formação no yoga?

SCL: Sou professora de yoga desde 2009 e desde então venho me aprofundando na filosofia, formando professores, ministrando aulas de formação em Hatha Yoga e workshop de aperfeiçoamento em Ashtanga Vinyasa flow. Hoje já são mais de 15 anos de experiência, na prática do yoga e na gestão de pessoas. me licenciei em Educação Física pela Faculdade Clarentiano, sou formada em Ashtanga Vinyasa Yoga pela Abhjina School of Yoga, na India, em Massagem Ayurveda pela Salobrious Medicina Ayurveda India, em Teacher Trainer Pilates pela Power Pilates de Nova York e Lider Coach pela Melhorando Pessoas.

H: O que o yoga significa para você e qual é, na sua opinião a importância da disseminação desta filosofia?

SCL: Yoga é uma filosofia linda, que agrega o bem, o fazer o bem, e o sentir-se bem. É uma filosofia que traz equilíbrio profundo sobre o ser, nos dá o discernimento e a capacidade de tomar decisões mais assertivas. A disseminação desse conhecimento fará pessoas mais leves, mais sutis e com um conhecimento sobre si e sobre a vida.

Acredito que o yoga deveria estar nas escolas infantis, formando seres humanos melhores. 

H: O Café Yoga sempre ofereceu cursos online ou isso foi uma novidade que surgiu com a pandemia?

SCL: Foi uma novidade com a pandemia.

Prática de meditação cresce em meio à pandemia de Covid-19
Comandos em Ação versão yoga para ensinar a paz e não a guerra

H: O que é o Yoga Alliance e que mudança foi essa que aconteceu com relação ao certificado para cursos não presenciais na pandemia?

SCL: Yoga Alliance é uma instituição sem fins lucrativos baseada nos Estados Unidos que apoia a organização profissional de professores de yoga no mundo todo por meio de registros para professores formados nas escolas cadastradas. A missão da Yoga Alliance é promover e apoiar a integridade e a diversidade do ensino do yoga. É uma missão que transcende as fronteiras dos estados e países, e serve para unir iogues em todo o mundo. 

Pensando nas escolas, nos professores e nos alunos, o Yoga Alliance resolveu, durante a pandemia, liberar o registro também na modalidade online de formações, desde que se cumpram os requisitos pré fixados para manter a qualidade do presencial, organizando as aulas de apresentação e ajustes online ao vivo.

Recentemente o tempo de formação online foi estendido e estamos autorizados a levar a formação online durante todo o ano de 2021.

H: A pandemia mudou a visão de vocês sobre aulas e formações não presenciais? 

SCL: Sim! Entendemos que é possível sim, ter a formação online e isso leva oportunidades para várias pessoas que necessitam dessa formação e não tinham acesso por motivos geográficos ou de deslocamento.

H: Quais foram os aprendizados trazidos por essa experiência? 

SCL: Foi maravilhoso ver tantos alunos formados e trabalhando com yoga, dando aula e fazendo o que amam. Essa experiência mudou muito nossas atitudes e ações para pensar nesse novo formato com carinho e levar as riquezas do yoga para o mundo, agora sim é possível. 

 

 

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.