Reverb

A ciência comprovou: Freddie Mercury é o maior cantor de todos os tempos

15 • 12 • 2020 às 12:00
Atualizada em 04 • 01 • 2021 às 18:20
Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Contra fatos, não há argumentos: Freddie Mercury foi o maior cantor de todos os tempos. Ao longo dos anos, algumas teorias tentaram elucidar o porquê de a voz do vocalista do Queen ser tão emblemática. Seria, como diziam, o alcance vocal de quatro oitavas? Ou a maior amplitude da boca por conta de um dente a mais? Um grupo de pesquisadores austríacos, tchecos e suecos se reuniu para mergulhar a fundo na questão e elucidou pontos interessantes sobre a voz de clássicos como “Bohemian Rhapsody” e “Love of my Life”.

Enquanto muitos consideravam Freddie um tenor (a voz mais aguda entre aquelas masculinas), análises de seis entrevistas revelaram uma frequência de 117.3 Hz na entonação do cantor, o que é mais comum em barítonos (a voz intermediária entre tenores e baixos). Os cientistas acreditam que o cantor era talentoso o suficiente para estender seu alcance vocal e explorar as notas compatíveis com as de um tenor.Ou seja, era versátil.

A ciência comprovou: Freddie Mercury é o maior cantor de todos os tempos

Por conta da morte precoce de Freddie, os pesquisadores não puderam analisar sua voz ao vivo. Para isso, contaram com a ajuda do cantor de rock Daniel Zangger Borch, que imitou a voz de Mercury cantando, e estudaram o que foi possível com o material.

Com a ajuda de um equipamento altamente tecnológico, os pesquisadores filmaram a laringe de Daniel a 4 mil frames por segundo. Com isso, concluíram que Freddie provavelmente usava sub-harmônicos ao cantar, o que significa que suas pregas ventriculares (chamadas também de “cordas vocais falsas”) vibravam junto com as suas pregas vocais.

Antes que outros cantores se empolguem, a notícia ruim é que isso não é uma habilidade que poder ser ensinada em aulas de canto. As cordas vocais de Freddie simplesmente se movimentavam mais rapidamente que as da maioria das pessoas. Enquanto um vibrato poderia vibrar por volta de 5.4 Hz e 6.9 Hz, Freddie vibrava 7.04 Hz. Uma voz e tanto, não é?

Publicidade

Foto: Getty Images


Canais Especiais Hypeness

Especiais