Arte

Agenda Hype em casa: Flip, Cinecipó, Nando Reis, Anavitória e Ivete Sangalo na programação da semana

01 • 12 • 2020 às 18:44
Atualizada em 02 • 12 • 2020 às 19:03
Gabriela Rassy
Gabriela Rassy   Redatora Jornalista enraizada na cultura, caçadora de tendências, arte e conexões no Brasil e no mundo. Especializada em jornalismo cultural, já passou pela Revista Bravo! e pelo Itaú Cultural até chegar ao Catraca Livre, onde foi responsável pelo conteúdo em agenda cultural de mais de 8 capitais brasileiras por 6 anos. Roteirizou vídeo cases para Rock In Rio Academy, HSM e Quero Passagem, neste último atuando ainda como produtora e apresentadora em guias turísticos. Há quase 3 anos dá luz às tendências e narrativas culturais feministas e rompedoras de fronteiras no Hypeness. Trabalha em formatos multimídia fazendo cobertura de festivais, como SXSW, Parada do Orgulho LGBT de SP, Rock In Rio e LoollaPalooza, além de produzir roteiros, reportagens e vídeos.

A programação virtual desta semana está a coisa mais linda. Começando pela Flip – Festa Literária de Paraty, que exibe suas mesas de forma gratuita e online, passando pelo Brasil Cena Aberta com uma bela seleção das artes cênicas e chegando no festival do filme insurgente, Cinecipó. A SIM SP segue com seus debates sobre temas urgentes da música, o festival Som na Faixa ataca com shows semanais e João Carlos Martins e a Orquestra Guarulhos Sinfônica fazem apresentação emocionante e gratuita.

Lançamentos de Duda Beat com Anavitória, Ivete Sangalo com MC Zaac e Nando Reis com Ana Vilela, além da Coletânea Bogotá Suena completam a semana. Ah, não podiam faltar boas dicas de delivery, desta vez com Charco, Cuscuz da Malu e A Torteria.

Vem na minha!

#lives

SIM São Paulo
Até 6 de dezembro
R$ 15 por mês ou R$ 165 (assinatura anual)
A SIM continua trazendo painéis, workshops e inúmeras atividades de networking. Comprando a credencial PRO-BADGE, você  amplia as conexões com profissionais de todo todo o mundo e garante acesso ao conteúdo completo até o dia 31 de dezembro.

João Carlos Martins e a Orquestra Guarulhos Sinfônica | YouTube do BB e da Fundação BB
1° de dezembro, às 20h
Grátis
A Fundação Banco do Brasil celebra no mês de dezembro 35 anos de história. E para dar início às comemorações, o maestro João Carlos Martins e a Orquestra Guarulhos Sinfônica fazem as honras com um emocionante concerto. Idealizado pelo maestro João Carlos Martins, o  Orquestrando o Brasil é uma plataforma digital para disseminação de conteúdo, oferecendo suporte e apoio para o desenvolvimento de grupos musicais e formação de novos grupos, além é claro de concertos gratuitos do maestro João Carlos Martins e grupos integrantes, realizados em todos os cantos do país.

Festival Som na Faixa | Youtube
Dias 5, 6, 12 e 13 de dezembro, a partir das 19h

Grátis
Para 2020, o projeto com curadoria da Muda Cultural e de Mauricio Moraes, acontece em formato online e gratuito, com transmissão via plataformas digitais da Muda Cultural. Ao todo, serão quatro apresentações musicais e uma oficina de percussão corporal com renomados artistas da cena instrumental. O line-up do Som na Faixa 2020 conta com os shows do Grupo Barbatuques; Nicolas Krassik e Gian Correa; Nailor Proveta e Alessandro Penezzi; e Badi Assad. A apresentação do festival será da MC Mana Bella.

#lançamentos

Anavitória e Duda Beat
O novo clipe das da dupla Anavitória, traz uma novidade e uma surpresa. A novidade é a parceria inédita com Duda, a empoderada rainha da sofrência pop, brilhando com seu sotaque pernambucano. A surpresa é cinematográfica. Por sugestão da própria dupla, os produtores fizeram uma seleção de filmes cult do início desse século e escalaram Ana, Vitória e Duda como atrizes para lembrar algumas das cenas que mais marcaram a geração delas.

Ivete Sangalo e MC Zaac | Não pode parar
“Vamos começar o show?” é assim que, em um fofo áudio de suas filhas, Ivete Sangalo acaba de apresentar “Não pode parar” sua parceria com MC Zaac, recheada de suingue e elementos do funk. Gravado na Praia do Forte, no litoral da Bahia, o clipe conta com a direção de Bruno Igliotie vem com muita dança, coreografia e efeitos especiais. Com colagem de recortes coloridos, Ivete e Zaac aparecem em cena acompanhados de bailarinos, que dançam ao som da faixa.

Nando Reis e Ana Vilela | Laços
Um dueto inédito formado pelos cantores acaba de gravar uma belíssima homenagem que tem tudo para emocionar o Brasil. A música “Laços” foi uma ideia vinda da gravadora Musickeria, tendo como principal objetivo homenagear os profissionais de saúde – que tem sido de extrema importância durante esse ano em que a pandemia acontece em todo o planeta devido ao Coronavírus. O empresário Luiz Calainho encomendou o que chama de um tributo afetivo a todos os profissionais de saúde ao compositor Gabriel Moura.

Coletânea Bogotá Suena
A cultura tem sido linguagem de resistência há séculos mundo afora e, aqui, na América Latina, não é diferente. Se, por um lado, o Brasil se vê cada vez mais isolado politicamente dos territórios de mesma origem cultural, por outro os movimentos artísticos da América Latina e América Ibérica se unem cada vez mais. Prova disso é a coletânea Bogotá Suena, iniciativa da entidade pública Idartes (Instituto Distrital de las Artes), da capital da Colômbia, junto a artistas independentes da cidade. O projeto chega ao quarto volume em meio a um grande desafio: difundir e imortalizar a memória musical colombiana e conectar as variadas expressões locais em diferentes gêneros.

Fred 04 (Mundo Livre S/A)| Black Friday
Endurecer as críticas ao sistema opressor sempre foi uma das marcas registradas de Fred 04. Assumindo um tom mais político e agora intimista, o frontman do Mundo Livre S/A se junta com o produtor musical e instrumentista, P3dr0 Diniz, e lançam a faixa “Black Friday” como estreia do novo projeto Sonofabit. Com o título da faixa homônima à fatídica data, Zeroquatro propõe uma reflexão acerca do sistema capitalista e lança no meio da letra o verso “Sangrei no mega feirão”, abrindo brechas para interpretações sobre o sensacionalismo e paradoxo criado pelos meios de comunicação de massa.

#literatura

Flip – Festa Literária Internacional de Paraty
3 a 6 de dezembro 2020
Grátis
O isolamento, a rodovia e a vida cultural paratiense deixaram claro que a 18ª edição da Flip também se fazia necessária neste complexo ano de pandemia. E que ela não poderia prescindir das quatro letras que formam seu nome: Festa Literária Internacional de Paraty. Tinha que ser uma Festa, um encontro; tinha que ser literária, com sua dimensão artística que tanto explica do mundo; tinha que ser internacional, embaralhando as fronteiras entre o local e o global; tinha que respirar Paraty. Ao contar com a presença dos jovens cirandeiros Fernando e Marcello Alcantara, caiçaras, músicos, lutieres e pesquisadores de sua própria cultura na festa virtual este ano, a Flip está reafirmando e se nutrindo do que há de mais intrínseco em Paraty: o entrosamento descrito por Lúcio Costa. A mesa com os cirandeiros, filmada no beco do Propósito – um dos locais mais simbólicos para a cultura paratiense –, e transmitida pela primeira vez durante os dias da Flip Virtual, não é um caso isolado na programação. Ao lado dela também estão as mesas entre Elisa Pereira e Rodrigo Ciríaco, e Luz Ribeiro e Nathalia Leal, que além de gravadas na cidade, entrosaram locais e convidados de fora. A programação principal abre com A mesa Diásporas, com Bernardine Evaristo e Stephanie Borges. Com seu romance Garota, mulher, outras, Bernardine Evaristo venceu a última edição do Booker Prize, tornando-se a primeira autora negra a receber a premiação. O livro retrata 12 personagens mulheres e não-binárias que juntas compõem um retrato histórico – indo das colônias britânicas do Caribe à África – e contemporâneo da população negra na Grã-Bretanha. Na mesa, ela conversa com a escritora Stephanie Borges.

#cinema

Cinecipó
30 de novembro e 28 de dezembro
Grátis

A 9ª edição do festival do filme insurgente idealizado Cardes Monção Amâncio e Daniela Pimentel de Souza, estreia no digital com o objetivo de fazer o público refletir e consumir as produções audiovisuais nacionais realizadas por indígenas, negros, LGBTQIA+ e brancos dissidentes aliados nas lutas. O evento exibe projetos que vão além das fronteiras ao selecionar, entre 500 inscritos, filmes que mergulham nas várias culturas que existem dentro do Brasil. Ao longo das semanas, também fica disponível programação focada no público infantil. Entre curtas e longas, mais de 60 produções são exibidas gratuitamente no site www.cinecipo.com.br.

MOSCA – Mostra Audiovisual de Cambuquira
27 de Nov a 12 de Dez
Grátis
O evento chega à sua 13ª edição celebrando 15 anos de difusão cinematográfica por meio de exibição de curtas-metragens, itinerâncias, debates, oficinas, encontros, além de atividades para crianças, exposições e shows. Diante das medidas de isolamento social, este ano a MOSCA realizará sua 13ª edição competitiva (foram realizadas duas edições especiais) em formato totalmente on-line, com uma vasta programação de filmes em diversos programas temáticos com transmissão gratuita para todo o Brasil. A mostra, que exibe filmes brasileiros e internacionais, conta com 6 programas em seu recorte de programação, que oferece atrações que vão desde o público infantil até sessões de terror e suspense.

#cênicas

Fim? | redes sociais do Centro Cultural da Juventude
3 a 5 de dezembro, 15h
Agendamento nas redes sociais do Grupo Esparrama ou através do link
Contemplado na 11ª edição do Prêmio Zé Renato, o Grupo Esparrama realiza uma circulação virtual do espetáculo FIM? Abordando diferentes perspectivas sobre o fim do mundo, ‘FIM?’ conta a história de Beatriti e Margueriti, duas baratas que celebram um planeta que acabou para os humanos e será governado por baratas. Mas elas se decepcionam ao perceber que dois seres esquisitos e muito atrapalhados também sobreviveram: os palhaços Batatinha e Nerdolino. Enquanto elas criam armadilhas para confundi-los, eles insistem em se desdobrar para trilhar um recomeço para a Humanidade.

Brasil Cena Aberta
2 e 4 de dezembro
Peças R$10 e R$40, workshops profissionais (gratuitos para profissionais inscritos no evento), espetáculo Dilúvio (via streaming ao vivo), mesas e palestras gratuitos no canal de Youtube do Brasil Cena Aberta
Em detrimento da pandemia do Covid -19, o festival opta por criar uma edição especial, um ato que conta com espetáculos de teatro e dança, encontros entre artistas e curadores internacionais, bate-papos, workshops, apresentação de novos projetos e técnicos de palco e coxia. Além disso, o ato preparou uma feira de livros online, Página Aberta, com lançamento de livros de artes cênicas e afins. Durante os três dias do evento, os participantes terão descontos especiais em livros de teatro, dança e pensamento contemporâneo.

#design

Casa Vogue ExperienceYouTube, no Facebook e no Instagram da Casa Vogue (@casavoguebrasil)
1 a 4 de dezembro
Grátis
A 6ª edição do evento que materializa o conteúdo publicado pela CASA VOGUE em uma casa real, decorada pela própria equipe da revista, acontece em novo formato. Em consonância com as transformações globais provocadas pela pandemia, a redação do título concebe a primeira edição digital do evento. As atividades têm como norte diálogos que transitam entre a nostalgia, olhares para soluções inovadoras do presente, e hipóteses sobre o futuro do mercado de Arquitetura e Decoração. A programação conta com palestras, talks e workshops inéditos, e se debruça sobre as vanguardas do universo do morar, discutindo temas como neuroarquitetura, slow living, novas funcionalidades para o design, bem-estar, afroveganismo e representatividade nas artes visuais.

#delivery

Cuscuz da Malu
Uma experiência afetiva e única. A receita, construída com base em uma referência tradicional do cuscuz paulista, provoca uma aquela boa lembrança dos almoços de família no paladar. Malu, psicóloga por formação, publicitária por profissão e cuscuzeira por paixão, partiu para seu plano B pós aposentadoria onde une sua habilidade em culinária e em vendas em um afago aos que recebem seus quitutes. Encomendas com 2 dias de antecedência para entregas quinta, sexta e sábado e para o Natal até dia 18/12 pelo whatsapp 11 9754-2112.

Cuscuz da Malu por @isabelleribeirofotografia

A Torteria
A casa oferece tortas especiais para o Natal, como a de pernil desfiado com maçã (Médio R$ 78 | Grande R$138), a torta cremosa de bacalhau com farofa de amêndoas (Médio R$ 86 | Grande R$ 148), e a torta brioche com creme de baunilha e damasco (Médio R$ 74 | Grande R$110). O tamanho médio serve até 6 pedaços e o grande serve de 8 a 10 pedaços.
Encomendas através do site, whatsapp (11) 94594-3042 e telefones (11) 4306-6943 ou (11) 4306-6952. Retirada e entregas a combinar.

Charco
O restaurante especializado em pães e carnes recebe encomendas para a ceia de Natal, que serve até 4 pessoas. Na entrada, pães, manteiga, azeite, caponata, sardela, azeitonas marinadas e geleia. Os principais incluem lombo suíno ou pernil de cordeiro, arroz de castanhas, cuscuz com frutas secas, vegetais e cogumelos na brasa e molho demi glacê. Já as opções sobremesas são torta de amêndoas, chocolate branco e frutas vermelhas ou babka de chocolate e especiarias.
Encomendas podem ser feitas até o dia 18 de dezembro, através do telefone (11) 3063-0360 ou whatsapp (11) 94631-4065.  Retirada no dia 24 de dezembro no Charco, na Rua Peixoto Gomide, 1492. O total fica R$ 650 e as quantidades são limitadas.

#cursos

Afrohub
Lançado em 2018 e agora em novo formato, 100% online, a terceira edição do Afrohub, programa de capacitação para empreendedores negros, segue oferecendo diversos conteúdos para a capacitação e formação profissional. Nas últimas semanas, novas aulas foram publicadas, com participação de grandes nomes do afroempreendedorismo brasileiro. Idealizado pela Pretahub, Feira Preta, Diaspora.Black e Afrobusiness, a plataforma oferece cerca de 20 horas de conteúdo, distribuído em módulos. A jornada empreendedora online, com duração de oito meses, foca na digitalização de negócios, abordando temas como gestão, finanças, vendas e comunicação. Entre os conteúdos já publicados estão masterclass e vídeos tutoriais para aprofundar os temas e atender às necessidades específicas dos afroempreendedores. As informações também estão sendo compartilhadas parcialmente nas redes sociais do programa, como Instagram e Facebook, ampliando o alcance e as linguagens trabalhadas com diferentes perfis de empreendedores.
Os conteúdos da plataforma educacional Afrohub são gratuitos e podem ser acessados neste link.

Publicidade