Sustentabilidade

Algumas escolhas capazes de trazer a sustentabilidade para o nosso dia a dia

Redação Hypeness - 10/12/2020

Para muita gente os ideais de sustentabilidade parecem assuntos distantes, grandiosos e complexos demais – como mudanças que somente o governo, empresas ou outras dessas grandes instâncias são capazes de promover e realmente fazer a diferença. A verdade, no entanto, é que na ponta de qualquer um desses ciclos e esforços por transformação está o consumidor, o cliente, o cidadão: estamos nós, eu e você e nossas práticas cotidianas. É também no transporte, nas compras, na alimentação, no consumo de energia, em nosso dia a dia que a sustentabilidade é posta em prática. Ainda que as grandes mudanças necessitem da adesão e do incentivo dos governos e das grandes corporações para se tornarem viáveis em larga escala, nossas ações também fazem parte deste processo.

Hoje já existem alternativas sustentáveis ou soluções ecologicamente interessantes para alguns de nossos maiores problemas ambientais. Algumas dessas práticas são simples e acessíveis, e dependem somente de uma decisão individual, de nossa vontade em contribuir com um futuro melhor e possível. Selecionamos algumas mudanças de hábito que podem começar hoje, e que farão toda diferença para um mundo melhor amanhã. 

Redução do consumo geral

O primeiro ponto é simples e direto: comprar de forma mais consciente. A redução do consumo em geral reduz o desperdício, a poluição, o consumo de energia, a geração e o descarte inadequado de resíduos, como por exemplo eletrônicos e plásticos, tão presentes no nosso dia a dia.Muitas vezes compramos produtos que simplesmente não precisamos, ou que ao menos não precisamos naquele momento – e esperar um pouco para consumir e pensar bem já faz muita diferença: um dia sem consumir gera mais impacto do que imaginamos.

Além de consumir menos, de que outras formas podemos garantir que estamos consumindo conscientemente?

Conhecer a cadeia produtiva do que consumimos 

A maneira que determinado produto é produzido, por meio de todas suas etapas até chegar à nossa casa, deve se tornar fator fundamental para escolha de uma ou outra marca. Assim, é importante descobrir se uma empresa é transparente em relação às suas práticas sociais, trabalhistas e ambientais – se publica relatórios anuais, se performa em índices e  se tem certificados que garantam a responsabilidade pela cadeia abordando temas como  combate ao trabalho escravo, possíveis discriminações, escândalos ambientais. Além disso, é interessante avaliar a forma que as empresas se posicionam publicamente sobre esses temas tão relevantes, sendo essas pequenas ou grandes.

É o que faz a Raízen, uma das maiores e mais sustentáveis empresas integradas de de energia no Brasil e no mundo. Por meio de um detalhado Relatório Anual, traz transparência na divulgação de seus valores e princípios, de sua  eficiência operacional, e de sua estratégia de desenvolvimento sustentável, abordando questões sociais e ambientais. Além disso, por meio de seus compromissos públicos, alinhados com as ODSs, a Raízen reitera seu comprometimento com o desenvolvimento sustentável não só dentro da empresa, mas também em sua cadeia, estimulando melhores práticas.

Redução de emissões pelo transporte

O transporte de modo geral é um dos setores que mais contribuem para a emissão de gases de efeito estufa e outros poluentes no planeta – e não somente os automóveis: aviões também são grande parte do problema. Uma das políticas que podem ser feitas tanto em larga escala quanto em escala individual, é a substituição quando possível do combustível fóssil pelo biocombustível, que conta com uma pegada de carbono reduzida, como é o exemplo do etanol produzido pela Raízen.

Etanol e outras fontes de energia renovável

 O etanol é o biocombustível com uma das menores pegadas de carbono no mundo, utilizando como matéria-prima produtos como milho, beterraba ou, é claro, cana de açúcar – a mais produtiva e com menor impacto em emissões. Além do etanol, outras fontes de energia renovável são alternativas que devem ser consideradas para minimizar os impactos nas mudanças climáticas, como: bioenergia produzida a partir de biomassa, como o bagaço, o biogás que é produzido por meio dos resíduos industriais das usinas sucroenergéticas, a energia solar, entre outras fontes renováveis. Essas são escolhas pessoais ou corporativas que podem fazer a diferença.

Uma fazenda de energia solar

A Raízen é uma empresa referência em energia, ofertando alternativas de energia renovável por meio do reaproveitando dos resíduos de seus processos produtivos como  biomassa, palha  e resíduos industriais, os quais servem como fontes de energia limpa. Além da produção a partir de seus resíduos, a Raízen ainda investe em outras fontes alternativas como a solar, com a maior planta do estado de São Paulo, em Piracicaba, firmando sua vanguarda como empresa integrada de  energia. A Raízen ainda é a maior produtora de etanol de cana de açúcar do país, e hoje é também a única produtora de etanol de segunda geração em escala comercial, obtido a partir da bagaço da cana, principal resíduo de seu processo, possibilitando o aumento de até 50% a produção de etanol com a mesma área plantada.

Açúcar produzido de forma sustentável

  Escolher um açúcar com origem em uma cadeia de produção sustentável certificada é exemplo concreto da diferença que o consumidor pode fazer. Nesse aspecto uma empresa como a Raízen é ótimo exemplo das melhores práticas de produção: maior exportadora individual de açúcar de cana do mercado internacional, a Raízen conta com uma plataforma integrada de cana-de-açúcar sustentável, baseada no padrão internacional Bonsucro, buscando as  melhores práticas do setor e o engajamento de sua cadeia por meio do programa ELO. Além disso, a companhia ainda conta com a circularidade em seus processos, reaproveitando, por exemplo, resíduos industriais no campo, substituindo parte dos fertilizantes sintéticos, e investindo continuamente no reaproveitamento de água na indústria. A companhia, assim, reafirma seu compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

 Todos esses pontos deixam claro aquilo que é o ponto de partida e o norte da Raízen em sua maneira de ser uma das maiores produtoras de energia do planeta: desde o plantio até o produto final, promover uma cadeia sustentável. Assim, consumir produtos de empresas como a Raízen é consumir de forma consciente, produtos certificados e que tenham sistema produtivo responsável e que colabore com o desenvolvimento sustentável.

Publicidade

© fotos: Getty Images/Divulgação


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Trigo transgênico: veneno no pão a um passo da liberação; especialista vê brasileiros cobaias