Ciência

Anvisa não autoriza estudo sobre cultivo de canabis que ajudaria na produção de medicamentos

Redação Hypeness - 08/12/2020

Após nove meses de análise, a Unicamp recebeu uma resposta negativa por parte da Anvisa para o pedido de desenvolvimento de uma pesquisa sobre o cultivo de canabis para a produção de medicamentos. Feito em parceria com a empresa Entourage Phytolab, o estudo agronômico da Universidade Estadual de Campinas duraria dois anos e trabalharia com 91 tipos de sementes de canabis para a produção de remédios à base da erva.  

– Ajude o laboratório da UFRJ FarmaCanabis a tornar seguros os remédios à base de maconha no Brasil

A Anvisa, porém, rejeitou o pedido da instituição de ensino, que já prepara recurso a ser apresentado nos próximos dias à Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. O resultado deve sair em janeiro. Com informações da revista Época. 

– Empresa desenvolve adesivo de cannabis para tratar fibromialgia e aliviar dores

“É uma pena. Infelizmente estamos passando por um momento de muito obscurantismo. Não estamos pedindo nada que não esteja autorizado pela lei”, afirmou Caio Santos, CEO da Entourage, em entrevista ao site da Revista Época. 

– Maconha já salva vidas de crianças nos EUA e Europa. No Brasil, pais precisam recorrer ao tráfico para curar seus filhos

O CEO ressaltou ainda que o trabalho pode contribuir com o combate de doenças coronárias, emagrecimento e tratamentos anti-inflamatórios. Na semana passada, a Universidade Federal de Viçosa e a startup ADWA Cannabis iniciaram uma pesquisa para o melhoramento genético da planta. Contudo, após resistência da Anvisa, o estudo só começou após uma decisão judicial.

 

Publicidade

Foto: Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Covid: São Luis agenda vacinação de jovens 18 anos e oferece R$ 10 mil por 2ª dose