Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Para pessoas com deficiência visual, a perda da visão parece levar embora também uma infinitude de atividades supostamente simples, mas que exigem o funcionamento de nossa capacidade de enxergar – como correr. Para o corredor Thomas Panek, o diagnóstico de que ficaria cego por conta de uma disfunção genética não poderia significar o fim de suas atividades esportivos – e se no início ele se valeu de acompanhantes e cães-guia para superar os limites de sua condição, agora aliado a melhor tecnologia ele finalmente pôde, com a ajuda de um app desenvolvido especialmente, correr livremente, sem a necessidade da ajuda de ninguém.
O corredor Thomas Panek
“A coisa mais segura que uma pessoa cega pode fazer é ficar parada. Eu não vou ficar parado”, ele diz, no incrível vídeo de divulgação da novidade, criada em parceria com o Google. CEO da ONG Guiding Eyes for the Blind (Guiando cegos, em tradução livre), Panek é autor de programas para o treinamento de cães-guia para corredores e outras diversas adaptações para deficientes visuais no esporte. Em 2019 ele se tornou a primeira pessoa cega a concluir a Maratona de Nova York, com a ajuda de três cães-guia, mas seu desejo era ir além – e poder voltar a correr sozinho.
Para isso ele recorreu ao Google, que topou a empreitada para o Project Guideline – e desenvolveu o app perfeito.
Detalhes do equipamento e seu funcionamento
O app Guideline combina a câmera frontal de um smartphone normal com tecnologia de inteligência artificial para guiar o corredor a se manter na pista – para isso, a câmera deve acompanhar uma faixa pintada no chão, ao meio da pista, que sirva como orientação para o cálculo seguinte sobre a posição do corredor. Informações são enviadas ao usuário através de áudios em um fone de ouvido, para que ele, de forma autônoma e independente, possa se posicionar corretamente na pista. “Poder estar aqui é realmente emocionante”, diz Panek. “É realmente um sentimento de liberdade e independência, mas também o sentido de que você é como qualquer outra pessoa”.
No vídeo, outras pessoas com deficiência visual utilizam a tecnologia para poderem finalmente caminhar – ou sair correndo – de forma independente. Através da novidade, Panek pôde se tornar a primeira pessoa cega a correr 5 km sem nenhuma pessoa ou animal como assistência. O vídeo lembra que o Project Guideline é ainda um projeto ainda no início de suas pesquisas. “Conforme continuamos nosso trabalho, esperamos trabalhar com mais organizações”, diz a legenda – mas o futuro da iniciativa parece mesmo ser tão promissor quanto revolucionário. Quando perguntado a outra usuária como definir o que sentiu ao utilizar o app, ela oferece a dimensão da novidade em uma palavra: “libertador”.
Publicidade
Ficar parado é a única coisa que nos impede de realizar nossos sonhos. É nessa linha que o brasileiro Deivison...
Quem passa pela fachada da Lar Mar, no bairro paulistano de Pinheiros, pode achar que ali funciona uma típica loja de...
A partir de outubro de 2018, a cidade de Nova York receberá um museu inteiro dedicado ao mundo das pizzas. Este não...
Quer algo mais prático e sustentável que andar por aí de bike? A Solar Bike é uma bicicleta elétrica que ajuda...
Com uma pequena amostra de saliva, agora é possível obter um diagnóstico em 20 minutos que detecta o vírus do HIV,...
Se observarmos com cuidado, é possível notar uma mudança na liderança das empresas. Os líderes de hoje não...
Quem precisa dos assistentes pessoais dos sistemas de celular quando se tem uma assistente pessoal que faz tudo que...
O Café com Gato, localizado em Sorocaba, São Paulo, resolveu inovar mais uma vez. Não bastasse o local ser um café...
O que a apresentadora Sabrina Sato tem em comum com a astróloga Papisa, o ex-jogador Elano, a cientista Taynara Alves...