Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
A ideia de crescer para baixo pode parecer absurda numa primeira leitura, mas é exatamente isso que um método inovador de cultivo de tomates propõe – que pode ser feito em casa, e com ele evitar ervas daninhas, larvas e formigas. E melhor: ocupando pouco espaço, e criando uma interessante instalação vegetal que também oferecerá o bom aspecto de uma planta como decoração. A novidade conta com luz solar no ambiente, e também com a própria força da gravidade para ajudar o “Tomate Invertido” a encontrar a luz e crescer saudável e suculento – para baixo.
Os cuidados nesse método são os mesmos que com plantações de tomate tradicionais – é preciso um local ensolarado e um substrato úmido dentro do vaso, lembrando que, por estar invertido, é preciso regar a planta com regularidade. O tomate invertido parte de uma muda já pronta e um balde de 20 litros com alça. Na parte inferior do balde, utilizando uma furadeira, faça um buraco bem no meio, largo o suficiente para posicionar nele a muda. Com uma faca, faça buracos menores ao redor do buraco maior, para facilitar o escoamento e a ventilação. É importante pendurar o balde em um local que permite o manuseio com facilidade.
Quando posicionado, basta por fim enfiar a muda de cabeça para baixo através do buraco central, e preencher o balde com o substrato escolhido. O tamanho do tomateiro será relativo à quantidade de substrato no balde, e vale lembrar que essa pode se tornar uma muda pesada – é importante, portanto, que a estrutura seja firme. Caso tenha dúvidas, vale usar uma muda de tomate-cereja. Os detalhes desse método de cultivo foram tirados de reportagem no site Jardim do Mundo.
Aos que trabalham com reciclagem, o método pode ser aplicado em uma garrafa PET com uma muda de tomate-cereja e uma quantidade menor de substrato, pendurando-a com barbante, por exemplo. O motivo de se usar uma muda já pronta é evidente: se partirmos da semente, o tomate irá crescer para cima. Com tudo realizado corretamente, regando constantemente a muda e deixando o tomateiro se banhar em abundância no sol diário, além de uma simpática decoração natural, será garantido um maravilhoso fruto para as refeições.
© Getty Images
Publicidade
A rede norte-americana, que mais uma vez tenta se estabelecer no Brasil, acaba de anunciar o início de testes de uma...
Qualquer pessoa que tenha passado anos acompanhando as aventuras de Harry, Ronnie e Hermione, adoraria ver de perto...
O mundo do futebol ainda é permeado por um domínio masculino em todo os níveis. Mesmo com mudanças que garantem...
Na Black Friday, a gente quer saber mesmo é de comprar tênis e roupas estilosas. Por isso, a dica vai para os...
Tem congressista que reclama e líder religioso que torce o nariz, mas cada vez mais os homossexuais ganham seu lugar...
Quem pensa em energético geralmente o associa com balada ou noite, mas cada dia mais pessoas consomem o produto pra...
Ainda que conceitos dominantes no passado continuem sendo gritados por gente que se recusa a aceitar que o mundo está...
Quem teve bicho já tentou, ao menos uma vez, fazer com que ele não só visse, mas notasse seu reflexo no espelho....
Quão boa é a sua audição? Boa o suficiente para identificar ruídos dentro de uma sala e fora dela? Este teste...