Criatividade

Aprenda a plantar tomate de ponta cabeça para facilitar desenvolvimento da planta

Vitor Paiva - 01/12/2020

A ideia de crescer para baixo pode parecer absurda numa primeira leitura, mas é exatamente isso que um método inovador de cultivo de tomates propõe – que pode ser feito em casa, e com ele evitar ervas daninhas, larvas e formigas. E melhor: ocupando pouco espaço, e criando uma interessante instalação vegetal que também oferecerá o bom aspecto de uma planta como decoração. A novidade conta com luz solar no ambiente, e também com a própria força da gravidade para ajudar o “Tomate Invertido” a encontrar a luz e crescer saudável e suculento – para baixo.

Os cuidados nesse método são os mesmos que com plantações de tomate tradicionais – é preciso um local ensolarado e um substrato úmido dentro do vaso, lembrando que, por estar invertido, é preciso regar a planta com regularidade. O tomate invertido parte de uma muda já pronta e um balde de 20 litros com alça. Na parte inferior do balde, utilizando uma furadeira, faça um buraco bem no meio, largo o suficiente para posicionar nele a muda. Com uma faca, faça buracos menores ao redor do buraco maior, para facilitar o escoamento e a ventilação. É importante pendurar o balde em um local que permite o manuseio com facilidade.

Quando posicionado, basta por fim enfiar a muda de cabeça para baixo através do buraco central, e preencher o balde com o substrato escolhido. O tamanho do tomateiro será relativo à quantidade de substrato no balde, e vale lembrar que essa pode se tornar uma muda pesada – é importante, portanto, que a estrutura seja firme. Caso tenha dúvidas, vale usar uma muda de tomate-cereja. Os detalhes desse método de cultivo foram tirados de reportagem no site Jardim do Mundo.

Aos que trabalham com reciclagem, o método pode ser aplicado em uma garrafa PET com uma muda de tomate-cereja e uma quantidade menor de substrato, pendurando-a com barbante, por exemplo. O motivo de se usar uma muda já pronta é evidente: se partirmos da semente, o tomate irá crescer para cima. Com tudo realizado corretamente, regando constantemente a muda e deixando o tomateiro se banhar em abundância no sol diário, além de uma simpática decoração natural, será garantido um maravilhoso fruto para as refeições.

© Getty Images

Publicidade

© fotos: divulgação/ Jardim do Mundo/créditos


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.


Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Ajax lança camisa comemorativa em homenagem a Bob Marley em seus 40 anos de morte