Arte

Arte transforma tapetes persas em lindos rostos de mulheres; veja foto

Yuri Ferreira - 08/12/2020 | Atualizada em - 09/12/2020


O artista canadense Mateo Wallpapers resolveu inovar e combinar tapetes persas com a figura feminina. O resultado é incrível. Conhecido por trabalhar com grafite, Matteo fez uma intervenção diferente e usou como substrato as já delicadas peças de tapeçaria do Irã para recriar imagens que combinam a beleza pérsica com percepções psicodélicas.

“Eu tenho pintado nas ruas há mais de 12 anos. Mas em 2015, durante uma residência em Barcelona, eu comecei a utilizar os azulejos tradicionais que costumamos ver em Portugal, na Espanha e no Maghreb no meu trabalho”, contou o artista em artigo escrito para o Bored Panda. 

– Artista usa apenas flores e plantas para criar mandalas incríveis

“Eu comecei a incluir essas texturas e padrões em meus murais e isso se tornou uma marca registrada do meu trabalho como grafiteiro. Isso me levou a estudar diversas culturas tradicionais ao redor do mundo e seus símbolos. Procurei por uma maneira de combinar a arte e o artesanato tradicional ao meu modo de fazer arte”, afirma.

Com os tapetes pérsicos sobrepostos por imagens de mulheres, o artista consegue criar belas imagens e a até emanar uma imagem do “sagrado feminino”:

Obras utilizam as figuras de mulheres com véus, em possível memoração às costureiras que produziram os próprios tapetes no Irã

“Me considero uma pessoa bastante espiritual. Eu medito e performo rituais antes de formar cada peça, entrando em um estado contínuo de pintura. Não posso cometer nenhum erro diretamente em um tapete desse valor, portanto cada movimento deve ser perfeito”, explica o artista.

– Artista mescla texturas para criar tatuagens com estilo próprio

As miríades dos tapetes pérsicos combinam com os rostos e formam imagens psicodélicas

“Os resultados derivam de uma mistura grande entre o trabalho urbano contemporâneo e as ordens tradicionais da criação e cultura. Eu amo essa dualidade: adicionando o elemento humano ao tradicional tapete, essas obras lidam com nossa profundidade, nossa consciência, com a identidade cultural que foi padronizada pela cultura de entretenimento de massa”, reflete o artista.

– As incríveis máscaras coloridas usadas na Ópera Chinesa há mais de 1000 anos

As composições de Mateo viralizam nas redes sociais por seu potencial psicodélico

Se você gostou do trabalho do artista, dá um confere nas redes sociais dele:

https://www.instagram.com/p/CFR5SmRFj1d/?utm_source=ig_embed&utm_campaign=loading

Publicidade

Fotos: Reprodução/Instagram


Yuri Ferreira
Jornalista formado na Escola de Jornalismo da Énois. Já publicou em veículos como The Guardian, UOL, The Intercept, VICE, Carta e hoje escreve aqui no Hypeness. No twitter, @porfavorparem.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.


Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Bonnie & Clyde: 7 curiosidades do casal que teve carro destruído por tiros