Tecnologia

Artista utiliza tecnologia de rede neural para simular rosto de obras de arte na vida real

Redação Hypeness - 08/12/2020 | Atualizada em - 09/12/2020

Como seriam os rostos de personalidades eternizadas em obras de arte na vida real? O designer e artista Denis Shiryaev usou seu talento e criatividade para tentar imaginar exatamente isso. Utilizando de algoritmos e programas de computação gráfica, ele deu vida à Monalisa de Da Vinci, à Vênus de Botticelli, à “Moça com Brinco de Pérola” de Vermeer, e até a Frida Kahlo, a menos misteriosa entre as modelos. 

Alunos em isolamento social recriam quadros clássicos na melhor lição de casa do mundo

A representação gráfica da Monalisa.

Em um vídeo publicado no YouTube (assista no fim da matéria), ele explica como foi o processo. Para criar as ferramentas, Shiryaev usou expressões faciais de pessoas em imagens publicadas na internet e usou da tecnologia de rede neural para criar as feições. O sistema de computação se baseia no cérebro humano para desenvolver esses tipos de traços.

Obras de arte consagradas editadas para ambientes modernos

O artista destaca que as imagens não são historicamente precisas, mas que apenas se aproximam daquele que, provavelmente, foi o rosto real dessas pessoas. Além das obras já citadas, o artista também dá vida à “Dama com Arminho”, também de Da Vinci, “Ronda Noturna”, de Rembrandt, e ao “American Gothic”, de Grant Wood.

Publicidade

Fotos: Denis Shiryaev


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.