Ciência

Astrônomos detectam sinal de rádio misterioso que pode indicar vida extraterrestre

Redação Hypeness - 30/12/2020

Alô, alô, marcianos! Cientistas de um grupo Instituto SETI, dizem que identificaram um sinal vindo de Proxima Centauri, a estrela mais próxima do nosso sol. Cientistas acreditam que o contato pode ter partido de uma civilização alienígena. 

De acordo com artigo publicado em primeira mão pelo The Guardian, o sinal foi descoberto pelo Breakthrough Listen, um projeto fundado para ouvir sinais de vida extraterrestre afiliado ao físico Stephen Hawking.

– NASA pousa uma nave espacial num asteroide pela primeira vez na história

“É o primeiro candidato sério desde o‘ Uau! sinal”, disse ao jornal um pesquisador familiarizado com a descoberta, que pediu anonimato para discutir o trabalho. A mensagem “Uau! sinal”, registrado em 1977, é amplamente considerado o achado mais promissor na história do SETI – embora, como a descoberta mais recente, suas implicações tenham sido calorosamente debatidas.

– Documentário da Netflix investiga explosão de ônibus espacial ‘Challenger’, da NASA

De acordo com fontes do The Guardian, o sinal foi captado pelo telescópio Parkes na Austrália no ano passado, onde parecia ser proveniente do sistema Proxima Centauri. Ele despertou o interesse dos pesquisadores por vários motivos. Uma é que está em torno de 980 MHz, uma faixa na qual não deveria haver nenhuma nave humana transmitindo. 

Outra razão é que sua frequência está mudando de uma forma que os cientistas dizem que indica que pode estar vindo da superfície de um exoplaneta em órbita – e Proxima Centauri é conhecido por ter um exoplaneta na “zona habitável”. Os pesquisadores agora estão trabalhando em um artigo sobre a descoberta, de acordo com o Guardian.

– Fungo de Chernobyl pode proteger astronautas da radiação espacial tóxica

Ainda assim, a comunidade científica permanece cética.“As chances de isso ser um sinal artificial da Proxima Centauri parecem impressionantes”, disse o astrobiólogo Lewis Dartnell da Universidade de Westminster ao Guardian. 

O relatório do Guardian foi corroborado mais tarde no mesmo dia pela Scientific American, que bloqueou um melhor acesso aos pesquisadores por trás do projeto e relatou que eles estão pedindo ceticismo – mas, surpreendentemente, estão deixando em aberto a possibilidade de que poderia ser uma tecnossignatura alienígena.

Nasa mostra o que acontece se um astronauta deixa cair algo no espaço

Fontes familiarizadas com a descoberta também esclareceram à Scientific American que o sinal não parece conter nenhuma informação. Em outras palavras, é basicamente apenas um tom – e provavelmente vindo de uma espaçonave lançada da Terra.

Publicidade

Foto: Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.