Sustentabilidade

Baleia encontrada em praia é 6ª a morrer encalhada em SC em 2020

por: Redação Hypeness

Mais uma baleia jubarte foi encontrada encalhada nas areias de Praia Grande, no município de São Francisco do Sul, no litoral norte de Santa Catarina. Desta vez, a espécie adulta de 20 toneladas e 12 metros de comprimento ainda estava viva quando foi encontrada pela equipe de resgate na noite de quinta-feira (10). No entanto, o animal não resistiu e morreu na manhã de sexta-feira. É a sexta vez que uma baleia jubarte encalha no estado só este ano. 

Vídeo registra o show de uma baleia com mais de 40 toneladas saltando na água

Uma equipe de cerca de 12 pessoas esteve no local para avaliar as condições do animal. Segundo o coordenador de pesquisas do projeto Baleia Jubarte, o veterinário Milton Marcondes, o exemplar encontrado encalhado estava muito magro e com piolhos de baleia. A presença do crustáceo na baleia indica que ela já deveria ter alguma condição crônica que prejudicava sua saúde. 

Imagens impressionantes mostram baleia de 23 metros encalhada em mar da Indonésia

De acordo com o Projeto de Monitoramento de Praias (PMP), os batimentos cardíacos do animal estavam muito fracos quando ele foi encontrado. Tudo indica que a baleia tenha morrido de estafa. Ela também apresentava marcas de mordidas de tubarão pelo corpo.

A baleia jubarte costuma procurar águas frias para se alimentar durante o verão e águas quentes, durante o inverno, para acasalar. 

Baleia-jubarte salva bióloga do ataque de um dos tubarões mais agressivos que existe

Em 2020, 69 animais da espécie já encalharam no litoral do Brasil. O estado que lidera o ranking é a Bahia, com 22 baleias encalhadas até o mês de dezembro. O Espírito Santo vem em segundo lugar, com 17, e o Rio completa os três primeiros com 11 baleias encontradas encalhadas. 

Publicidade

Fotos: Projeto de Monitoramento de Praias


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Warning: array_map(): Expected parameter 2 to be an array, bool given in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/part/publicidade/outbrain.php on line 2

Warning: array_intersect(): Expected parameter 2 to be an array, null given in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/part/publicidade/outbrain.php on line 11


X
Próxima notícia Hypeness:
Heineken ilumina o Museu do Amanhã para anunciar energia 100% renovável nas fábricas de Alagoinhas, Araraquara e Ponta Grossa