Futuro

Billie Eilish reúne milhares de versões de “Bad Guy” feita pelos fãs em um “vídeo infinito” através de plataforma de IA

Vitor Paiva - 04/12/2020 | Atualizada em - 05/03/2021

Mais do que somente o maior novo nome do pop internacional, com somente 18 anos a cantora estadunidense Billie Eilish vem se tornando um verdadeiro fenômeno cultural. Depois de lançar seu primeiro When We All Fall Asleep, Where Do We Go? no ano passado, “Bad Guy” foi o quinto single derivado do disco – e o primeiro da artista a chegar ao topo das paradas de sucesso da Billboard no país. Para oferecer a dimensão do impacto dessa canção em todo o mundo, Eilish estabeleceu um site como um experimento de Inteligência Artificial – reunindo em uma mesma plataforma para colocar fãs de todo o mundo para “tocarem juntos” a canção.

a cantora Billie Eilish © Wikimedia Commons

“’Bad Guy’, de Billie Eilish, inspirou milhares de fãs a fazerem um cover da canção no Youtube. “Essas versões são incríveis, vindas de quase todos os países, línguas e gêneros musicais”, explica a plataforma – que foi desenvolvida para celebrar essas versões. Reunidas através de uma tecnologia que permite que a gente assista tais versões, as versões são segmentadas por estilo, gênero e os mais variados modos dos vídeos enviados pelos fãs – “aeróbica”, “rock”, “orquestra”, “folk”, “dublado”, “animação”, “ukulele” e mais. A plataforma parte do vídeo original de Eilish, mas com um clique “segue” a música nas versões dos fãs.

A novidade funciona como um imenso vídeo infinito, “reunindo uma coleção de milhares de covers” que segue se ampliando – os fãs podem ainda enviar suas próprias criações e versões da canção, seja ela como ou em qual estilo for. “Maquinas inteligentes mantêm as versões no mesmo beat, e permite que você salte de um vídeo para o outro perfeitamente. Cada versão é única, e para assistir a todas as combinações possíveis levaria mais que toda a duração do universo”. A plataforma pode ser acessada aqui.

O “vídeo infinito” parte do vídeo original da própria cantora

Publicidade

© fotos: créditos/reprodução


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, Vitor Paiva é doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores, publica artigos, ensaios e reportagens.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.