Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Corria o ano de 1895 quando dois irmãos franceses levaram à público sua mais nova invenção, exibindo nos fundos de um café de Paris imagens em movimento registradas pela primeira vez. Assim, com a primeira exibição oficial de um filme em todos os tempos, pelas mãos dos irmãos Lumière nascia o cinema, há 125 anos e, com ele, uma nova forma de arte, de ver e viver a vida: na tela, pela tela, para tela, como uma das mais revolucionárias invenções da história. Em pouco tempo o cinema se tornaria sucesso em todo o mundo, e com isso nascia também uma indústria, e um suporte tecnológico para a criação e a expressão artística como nenhum outro até então havia sido: o século XX seria marcado pelo cinema.
Os irmãos Lumière © Wikimedia commons
E se toda arte é um pouco um espelho da realidade, com essa assim também se deu, e rapidamente o cinema se tornou forma de registro, denuncia, debate e mudança – tanto das artes quanto da vida real que ele, direta ou indiretamente, retratava. Na emblemática década de 1960 desse tal século passado, a revolução pelos direitos civis e afirmação negra nos EUA tomou conta não só do cenário político, como também da arte e da cultura do país – e, em seguida, nascia o primeiro grande movimento cinematográfico a colocar o artista negro como centro de uma obra, tanto à frente quanto atrás das câmeras.
Cena de La Sortie de l’Usine Lumière à Lyon, ou “Trabalhadores deixando fábrica em Lyon”, primeiro filme exibido da história do cinema © Wikimedia Commons
No Blaxploitation, os diretores, os atores e os temas eram negros e negras, e da mesma forma era o contexto no qual os filmes eram passados: violência, racismo, sexo e pobreza eram temas fundamentais para o gênero – que viria a alcançar grande sucesso. E também forte crítica: para muitos, os filmes do gênero reforçavam estereótipos preconceituosos.
Cena de “Shaft”
Outro elemento determinante eram as trilhas sonoras espetaculares, colocando pela primeira vez o funk e soul como partes fundamentais de um filme – vide o clássico Shaft, considerando uma das obras fundadoras do Blaxploitation, que traz o grande Issac Hayes na trilha-sonora, ou Super Fly, filme de 18972 cuja trilha é uma verdadeira obra prima de Curtis Mayfield.
Capa do disco “Super Fly”, de Curtis Mayfield
O fato é que o cinema Blaxploitation seria determinante como influência e mesmo como afirmação identitária e de possibilidade para o surgimento de um dos maiores nomes da história do cinema, mais de uma década depois: Spike Lee se inspiraria em suas vivências no Brooklyn para, no final dos anos 1980, despontar como um cineasta tão singular quanto brilhante – e renovar a linguagem cinematográfica, levando a rua e a cultura dos anos 1980 para as telas como uma das grandes afirmações da cultura negra na arte.
Spike Lee em cena de “Faça a Coisa Certa”, dirigido por ele em 1989
Assim, para celebrar essa importante data fundadora da cinema, o Telecine preparou um imenso festival, selecionando grandes clássicos de cinema em diversas mostras especiais exibidas em streaming. E para hastear ao mastro mais alto sua bandeira antirracista, uma das mostras irá celebrar justamente o cinema Blaxploitation e a obra de Spike Lee.
Cena de “Foxy Brown”
A seleção reúne obras-primas de Lee, como Faça a Coisa Certa, de 1989, e Mais e Melhores Blues, de 1986, com clássicos do cinema negro da década de 1970, como Blácula, O Vampiro Negro, de 1972 e dirigido por William Crain, A Máfia Nunca Perdoa, do mesmo ano e dirigido por Barry Shear, O Chefão de Nova York, lançado em 1973 com direção de Larry Cohen, além do inesquecível filme Foxy Brown, de 1974, dirigido por Jack Hill.
Cena de “Blácula, o Vampiro Negro”
Todas as mostras estão dentro da cinelist Festival 125 Anos de Cinema no streaming do Telecine que, com mais de 2 mil títulos no catálogo, é o hub de cinema mais completo do país – lembrando que os primeiros 30 dias de acesso ao aplicativo de filme são gratuitos para novos usuários.
Publicidade
Segura que aí vem notícia boa para os cinéfilos de todo o mundo. Durante um mês, o público poderá se deliciar com...
Está difícil lutar contra a ansiedade para a oitava e última temporada de Game of Thrones. Nesta quinta-feira (13),...
A sitcom americana Friends estreou na televisão em 1994 e conquistou milhares de pessoas logo nas primeiras...
Pelos últimos três anos, as notícias sobre Woody Allen foram de grande cineasta para abusador de crianças. Apesar...
O Hypeness participou da coletiva de imprensa da nova minissérie da GloboPlay, "A Divisão", produção da AfroReggae...
Alguém tem um filme bom para indicar aí? Quem nunca fez essa pergunta no grupo de amigos, hein? Imagine então um...
Uma das mais importantes e influentes filósofas e teóricas políticas do século XX, a germano-americana Hannah...
O que você sabe sobre os povos originários do Brasil? Os grupos étnicos chegaram aqui primeiro, mas infelizmente...
Grandes atrizes do cinema já provaram a importância do protagonismo e do empoderamento da mulher dentro da 7ª arte....