Ciência

Bola de fogo rasga o céu de São Paulo e do Paraná em espetáculo impressionante

por: Redação Hypeness

Um fenômeno astronômico chamou atenção nos céus de São Paulo e do Paraná na noite desta terça-feira (15). Uma bola de fogo foi flagrada passando por várias cidades do noroeste paulista, além de outras localidades do país.

De acordo com a Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon), trata-se de uma rocha espacial que entrou na atmosfera da Terra por volta das 21h35.

– Asteróide se aproxima da Terra pode ser ‘lixo’ de foguete antigo

Ela foi flagrada por câmeras da Bramon e pôde ser vista em cidades como Indiaporã, Nhandeara, Cerqueira César, Barretos, Monte Azul Paulista e Piracicaba (SP), além de Telêmaco Borba, no Paraná (veja vídeo abaixo).

– Asteroide do tamanho de SUV bate recorde ao passar menos de 3 mil km da Terra

“Foi visível, pôde ser visto a olho nu e registrado por câmeras. Ocorreu a explosão e eu estava com a minha filha. Quando percebemos, corremos para verificar as estações da Bramon e vimos o registro de um asteroide grande que entrou na atmosfera e provocou um rastro luminoso“, explicou Renato Poltronieri, presidente da Bramon, em entrevista ao G1.

Ainda de acordo com o especialista, o noroeste paulista apresenta registros de meteoritos praticamente todos os dias, mas este caso chamou atenção devido à luminosidade e tamanho da rocha espacial.

Bola de fogo rasga o céu de São Paulo e do Paraná em espetáculo impressionante

– Neve cobre montanhas, bate recorde de 2013 e cidades registram até -8ºC; veja fotos e vídeos

De acordo com a Bramon, em seu ápice, o meteoro ainda chegou a -7,5 na escala de magnitude usada na astronomia para medir o brilho dos objetos celestes. O que indica que o meteoro era bem luminoso: nada menos que 12 vezes mais brilhante que o planeta Vênus.

Meteoros com essa luminosidade são chamados de “fireball” ou “bola de fogo” . Renato afirma ainda que não há registros de que a bola de fogo tenha tocado o solo, pois normalmente elas se pulverizam durante a queda.

Publicidade

Foto: Bramon/Divulgação


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.


X
Próxima notícia Hypeness:
Instituto Butantan tem 71% dos postos de pesquisas científicas ocupados por mulheres