Design

Cabana dos sonhos ‘flutua’ sobre as árvores na em floresta na Noruega

por: Vitor Paiva

Se uma pequena e charmosa cabana de madeira no meio de uma floresta com uma bela vista é seu destino sonhado para fugir da correria ruidosa da vida nas grandes cidades, seu destino então é Odda, uma pequena comuna localizada na Noruega. Esse pode parecer um destino um pouco distante demais, mas nos sonhos tudo está a somente um passo – e isso que essa pequena cabana construída pelo escritório de arquitetura norueguês Helen & Hard mesmo parece: o cenário de um sonho. Como se não bastasse a floresta e as próprias dependências da casa, um elemento torna tudo ainda mais onírico: a construção parece flutuar sobre as árvores.

Empoleirada sobre uma única árvore e presa por aço, a cabana não exige outras estruturas, deixando o ao redor livre de feias intervenções arquitetônicas na natureza. Com isso, a cabana “flutua” a mais de 6 metros do chão, mantendo a floresta devidamente intocada. A encomenda da construção chegou ao escritório das mãos do cliente com essa exigência: que fosse um projeto ecologicamente correto e interessante no que diz respeito à harmonização com o cenário.

Não é possível chegar até a cabana de carro, exigindo que os visitantes atravessam uma trilha para poderem desfrutar do local – e serem presenteados com uma ampla e panorâmica vista da floresta de dentro da casa. Justamente por ser pequena, cada canto do espaço de cerca de 15 metros quadrados é devidamente organizado e dividido, entre uma pequena entrada, um banheiro, um quarto e uma cozinha. A construção é toda em madeira, e do seu lima aconchegante se tirou o nome da cabana: The Woodnest, ou o Ninho de Madeira.

“O cliente trouxe o desejo de que criássemos uma experiência espacial única, capaz de conectar o ordinário e o extraordinário da sensação que encontramos quando subimos em árvores e exploramos a natureza”, comentou o escritório de arquitetura. “Nosso objetivo foi criar um espaço que encarnasse a sensação de se habitar a natureza”. O Ninho de Madeira são na verdade duas cabanas, e ambas estão disponíveis para aluguel através do site do The Woodnest.

A diária, no entanto, não é nada natural e bem mais real que qualquer sonho – partindo de um valor mínimo de R$ 1.600,00.

 

 

 

 

 

 

 

Publicidade

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.


X
Próxima notícia Hypeness:
Vibradores térmicos que simulam o toque humano são a novidade no mundo dos sex toys