Design

Casa na árvore inspirada em ninho de vespa é construída “encaixando” módulos

por: Vitor Paiva

Reunindo a técnica de construção modular ao imaginário das casas na árvore, a equipe de Garvin Goepel e Christian Baumgarten levaram facilidade e uma maior conexão com a natureza ao Young Architects Competitions, um concurso de arquitetura que visa promover jovens arquitetos com incentivo, divulgação e prêmios em dinheiro. Intitulado Nidus Domum, o projeto é inspirado em um ninho de vespa, construído através da junção de dois módulos e desenhado para ajudar ainda mais eventuais visitantes a escapar da vida moderna.

O projeto se baseou de fato na maneira pela qual as vespas constroem seus ninhos, através de padrão sistemático engenhoso – e modular, feito sobre não um único grande espaço, mas sim reunindo módulos menores para o levantamento da casa na árvore. A Nidus Domum foi desenhada para ser posta em árvores altas, em design leve e funcional. O sistema modular permite que a casa seja adaptada às necessidades de cada terreno – ou, nesse caso, de cada árvore.

Detalhes do projeto

Por serem menores, as “partes” permitem que o projeto funcione como casa na árvore, mas seja adaptado para outras funções – como uma casa na superfície, um espaço comercial ou mesmo uma fábrica ou coisa que o valha. Na árvore, a Nidus Domum é composta por 24 painéis individuais – com direito a sauna suspensa sobre um lago. A casa foi pensada para a propriedade de Vibrac, castelo na França.

Publicidade

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.


X
Próxima notícia Hypeness:
Este catálogo de salsichas soviéticas é um registro histórico e uma obra prima do design