Ciência

Chineses voltam à Terra com primeiras amostras da superfície da Lua em 44 anos

Redação Hypeness - 17/12/2020

As primeiras amostras da superfície da Lua coletadas em mais de 40 anos foram trazidas à Terra nesta quinta-feira (17), por meio da sonda chinesa Chang’e 5. São 2kg de solo e rochas lunares, que pousaram, com o auxílio de paraquedas, na província da Mongólia Interior, no norte da China, vizinha à fronteira com a Mongólia.

A Chang’e-5 partiu em 24 de novembro, impulsionada por um foguete do centro de lançamento de Wenchang, no sul da China. Com quatro módulos e mais de oito toneladas, foi a maior espaçonave já enviada pela China ao espaço profundo.

– Meteoro explode a 94 km/h na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai

– Vídeo mostra meteoro caindo em cidade do interior; velocidade impressiona

A missão alcançou novos avanços para o programa de exploração lunar na coleta de amostras, segundo a administração espacial chinesa: lançou um veículo da superfície da Lua e o acoplou à cápsula para trazer as amostras à Terra.

As rochas vêm de uma parte da Lua conhecida como Oceanus Procellarum, ou Oceano das Tempestades, perto de um local chamado Mons Rumker, que a ciência acredita ter sido vulcânico nos tempos antigos. Cientistas dizem que o material seja bilhões de anos mais novo do que os obtidos anteriormente pelos EUA e pela antiga União Soviética, informou a agência de notícias Associated Press. 

“A idade das amostras ajudará a preencher uma lacuna no conhecimento sobre a história lunar entre cerca de 1 bilhão e 3 bilhões de anos atrás”, disse Brad Jolliff, pesquisador da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, à Associated Press. As amostras serão analisadas quanto à idade e composição e deverão ser compartilhadas com outros países.

– Meteoro que caiu no RS pesa 1 tonelada e tem o tamanho de uma pessoa adulta; veja vídeo

Com a volta da Chang’e 5, a China se tornou o terceiro país a coletar amostras lunares. Antes, apenas os Estados Unidos e a extinta União Soviética haviam coletado material da Lua. A última missão desse tipo foi a soviética Luna 24, em 1976.

Publicidade

Foto: STR/AFP


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.