Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
As primeiras amostras da superfície da Lua coletadas em mais de 40 anos foram trazidas à Terra nesta quinta-feira (17), por meio da sonda chinesa Chang’e 5. São 2kg de solo e rochas lunares, que pousaram, com o auxílio de paraquedas, na província da Mongólia Interior, no norte da China, vizinha à fronteira com a Mongólia.
A Chang’e-5 partiu em 24 de novembro, impulsionada por um foguete do centro de lançamento de Wenchang, no sul da China. Com quatro módulos e mais de oito toneladas, foi a maior espaçonave já enviada pela China ao espaço profundo.
– Meteoro explode a 94 km/h na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai
– Vídeo mostra meteoro caindo em cidade do interior; velocidade impressiona
A missão alcançou novos avanços para o programa de exploração lunar na coleta de amostras, segundo a administração espacial chinesa: lançou um veículo da superfície da Lua e o acoplou à cápsula para trazer as amostras à Terra.
As rochas vêm de uma parte da Lua conhecida como Oceanus Procellarum, ou Oceano das Tempestades, perto de um local chamado Mons Rumker, que a ciência acredita ter sido vulcânico nos tempos antigos. Cientistas dizem que o material seja bilhões de anos mais novo do que os obtidos anteriormente pelos EUA e pela antiga União Soviética, informou a agência de notícias Associated Press.
“A idade das amostras ajudará a preencher uma lacuna no conhecimento sobre a história lunar entre cerca de 1 bilhão e 3 bilhões de anos atrás”, disse Brad Jolliff, pesquisador da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, à Associated Press. As amostras serão analisadas quanto à idade e composição e deverão ser compartilhadas com outros países.
– Meteoro que caiu no RS pesa 1 tonelada e tem o tamanho de uma pessoa adulta; veja vídeo
Com a volta da Chang’e 5, a China se tornou o terceiro país a coletar amostras lunares. Antes, apenas os Estados Unidos e a extinta União Soviética haviam coletado material da Lua. A última missão desse tipo foi a soviética Luna 24, em 1976.
Publicidade
Um grupo de elefantes selvagens foi visto vagando pelos subúrbios da cidade chinesa de Kunming depois de caminhar mais...
Cientistas da Universidade de Canterbury, na Nova Zelândia, encontraram um planeta na Via Láctea com tamanho e...
Nikola Tesla, cientista, inventor e descobridor e Mark Twain, escritor, eram amigos e admiradores mútuos. Os dois...
Mais uma vacina contra HIV dá um passo histórico. Um imunizante desenvolvido pela Scripps Research em parceria com a...
Considerado acontecimento raríssimo pela medicina, dois casos de nascimento “empelicado”, quando o bebê nasce sem...
Será que o mundo se salvará da possível reeleição de Donald Trump? Segundo o astrofísico americano Neil deGrasse...
Pouco mais de um ano após o início da pandemia, as sequelas da Covid-19 ainda são estudadas pela ciência - o que...
Colocando a tecnologia das impressoras 3D dentro das salas de cirurgia, um grupo de cientistas australianos desenvolveu...
Maysa Rodrigues usou suas redes sociais para falar sobre uma condição inusitada, mas não impossível. Por causa de...