Futuro

Como a SpaceX pretende levar humanos a Marte em 6 anos

08 • 12 • 2020 às 19:35
Atualizada em 05 • 03 • 2021 às 11:53
Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

As missões espaciais deixaram nos últimos anos de ser exclusividade das agências espaciais estatais, e passaram a ser campo de atuação também de empresas privadas – e na vanguarda de tal processo está o bilionário sul-africano Elon Musk e sua empresa SpaceX. Depois de enviar com sucesso dois astronautas ao espaço e à Estação Internacional Espacial, onde permaneceram por 2 meses, o magnata apresentou Starship, a nave que vem sendo construída para realizar o planejamento de chegar a Marte. Segundo Musk, a prmeira missão não-tripulada da Space X ao planeta vermelho será em 2 anos – para, daqui a 6 anos, ele enfim enviar os primeiros seres humanos ao solo marciano.

Musk durante o prêmio Axel Springer, em dezembro de 2020 © Getty Images

Segundo homem mais rico do mundo, Musk anunciou os próximos passos rumo a Marte após receber o prêmio Axel Springer, para personalidades inovadoras, quando anunciou testes com o foguete que realizará a viagem para os próximos dias. O voo experimental acontecerá nas instalações da empresa, no estado do Texas, nos EUA, e testará especialmente o desempenho do veículo em atitudes mais altas. O cronograma calculado para daqui a seis anos conta também com o fato de que as órbitas da Terra e de Marte se alinham a cada 26 meses – quando a distância entre os planetas se torna mais curta.

Protótipo do foguete Starship © Getty Images

A próxima oportunidade de tal ciclo acontecerá daqui a 2 anos, quando a SpaceX pretende lançar sua primeira nave não-tripulada ao planeta vizinho. Mas as novidades de Musk não param por aí: o bilionário afirmou que pretende realizar seu primeiro voo fora da atmosfera terrestre, mas que seu compromisso maior é desenvolver tecnologias que permitam que cada vez mais pessoas possam visitar o espaço com segurança.

Entrada da SpaceX no Texas, onde os testes com o foguete estão acontecendo © Getty Images

A aposta de Musk em uma colonização próxima do planeta vermelho é tamanha que o empresário afirmou que, quando morrer, pretende ser enterrado em Marte.

Musk durante a apresentação do foguete no ano passado © Getty Images

Publicidade

© fotos: Getty Images


Canais Especiais Hypeness