Inspiração

Como ‘Game of Thrones’ e Jon Snow podem te ajudar a economizar dinheiro

Redação Hypeness - 18/12/2020 | Atualizada em - 21/12/2020

Como diria Jon Snow: o inverno está chegando. Sim, sabemos que, na verdade, é o verão que se aproxima neste dezembro em pleno Brasil. Mas a frase, popularizada na série ‘Game of Thrones’, pode funcionar como uma dica financeira, assim como a máxima dos Lannisters “sempre pague suas dívidas”. 

A ideia é focar nos ensinamentos de ‘GOT’ para ficar rico, de acordo com Paula Zogbi, analista de investimentos da Rico, que mandou para o Hypeness inspirações retiradas da série que podem transformar sua saúde financeira.

Sim, ‘Game of Thrones’ pode te ajudar a equilibrar as finanças

A lição do ex-rei do Norte

“Como especialista em investimentos, sei que aplicar para receber rendimentos é extremamente importante, mas não é o primeiro passo para a liberdade financeira. Trata-se, antes de tudo, de organização, ou, em outras palavras, se preparar para o inverno com antecedência, durante as estações mais amenas. Afinal de contas, se o reino de Winterfell não tivesse guerreiros treinados e bem alimentados para a batalha contra o rei da noite e seus caminhantes brancos, o resultado teria sido ainda mais devastador.

Para o mundo real, a lição é simples: invista antes, e não depois, dos gastos do mês. A regra de bolso que gostamos de usar por aqui é a chamada “50-30-20”, onde, a partir do quanto cai na sua conta todos os meses, 50% são separados para os gastos fixos obrigatórios (conta de luz, alimentação, aluguel, condomínio, etc.), 30% para os gastos extras (lazer, roupas, hobbies) e 20% para prioridades financeiras e investimentos. 

O importante é conhecer o caminho das suas finanças como a palma da sua mão e – independentemente do quanto – investir primeiro. Se for 10% do seu salário, 5% ou 100 reais, tudo bem, desde que você não gaste como um rei (ou você não se lembra da dívida deixada por Robert Baratheon?)”, explica Paula Zogbi. 

Game Of Thrones Season 8 Reunions | Jon snow, Hbo got, Arya stark

Faça como os Lannisters e sempre pague suas dívidas 

“A exceção para essa regra é o caso de quem tem dívidas acumuladas. Nesse caso, é preciso ser como os Lannister e sempre pagar suas dívidas. Explico: pessoas endividadas, via de regra, estão pagando juros mais altos que seus rendimentos. É justamente por isso que os 20% da regra do 50-30-20 também pode ser direcionado às prioridades financeiras. 

Para realmente dar adeus ao perrengue, anote a ordem correta de pagar suas dívidas: 

  • Quite eventuais dívidas de serviços essenciais. Se você está com contas de luz ou aluguéis atrasados, priorize esse pagamento. Não compensa ficar sem banho quente se você puder escolher – saúde em primeiro lugar. 
  • Depois, livre-se das dívidas com garantias. Se o seu carro ou sua casa podem ser tomados, priorize essas parcelas. 
  • Pague as dívidas que não estejam muito atrasadas na seguinte ordem: da maior taxa de juros para a menor – o cheque especial, por exemplo, cobra mais juros que um empréstimo pessoal, na maioria dos casos. Pague nessa ordem. A velocidade de crescimento da bola de neve é o que mais importa nessa segunda etapa. 

Se tiver várias dívidas de valores e taxas de juros semelhantes, priorize as que podem “sujar” o seu nome. Só depois de pagar todas essas é que você deve devolver a grana que aquele seu amigo mais generoso emprestou quando você precisou. Pode ser que ele fique bravo por um tempo, mas a amizade de vocês provavelmente é mais sólida que a sua relação com o banco”, conclui Paula Zogbi, analista de investimentos da Rico. 

Tyrion GIFs | Tenor

Publicidade

Foto: Divulgação


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.