Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Como diria Jon Snow: o inverno está chegando. Sim, sabemos que, na verdade, é o verão que se aproxima neste dezembro em pleno Brasil. Mas a frase, popularizada na série ‘Game of Thrones’, pode funcionar como uma dica financeira, assim como a máxima dos Lannisters “sempre pague suas dívidas”.
A ideia é focar nos ensinamentos de ‘GOT’ para ficar rico, de acordo com Paula Zogbi, analista de investimentos da Rico, que mandou para o Hypeness inspirações retiradas da série que podem transformar sua saúde financeira.
Sim, ‘Game of Thrones’ pode te ajudar a equilibrar as finanças
“Como especialista em investimentos, sei que aplicar para receber rendimentos é extremamente importante, mas não é o primeiro passo para a liberdade financeira. Trata-se, antes de tudo, de organização, ou, em outras palavras, se preparar para o inverno com antecedência, durante as estações mais amenas. Afinal de contas, se o reino de Winterfell não tivesse guerreiros treinados e bem alimentados para a batalha contra o rei da noite e seus caminhantes brancos, o resultado teria sido ainda mais devastador.
Para o mundo real, a lição é simples: invista antes, e não depois, dos gastos do mês. A regra de bolso que gostamos de usar por aqui é a chamada “50-30-20”, onde, a partir do quanto cai na sua conta todos os meses, 50% são separados para os gastos fixos obrigatórios (conta de luz, alimentação, aluguel, condomínio, etc.), 30% para os gastos extras (lazer, roupas, hobbies) e 20% para prioridades financeiras e investimentos.
O importante é conhecer o caminho das suas finanças como a palma da sua mão e – independentemente do quanto – investir primeiro. Se for 10% do seu salário, 5% ou 100 reais, tudo bem, desde que você não gaste como um rei (ou você não se lembra da dívida deixada por Robert Baratheon?)”, explica Paula Zogbi.
“A exceção para essa regra é o caso de quem tem dívidas acumuladas. Nesse caso, é preciso ser como os Lannister e sempre pagar suas dívidas. Explico: pessoas endividadas, via de regra, estão pagando juros mais altos que seus rendimentos. É justamente por isso que os 20% da regra do 50-30-20 também pode ser direcionado às prioridades financeiras.
Para realmente dar adeus ao perrengue, anote a ordem correta de pagar suas dívidas:
Se tiver várias dívidas de valores e taxas de juros semelhantes, priorize as que podem “sujar” o seu nome. Só depois de pagar todas essas é que você deve devolver a grana que aquele seu amigo mais generoso emprestou quando você precisou. Pode ser que ele fique bravo por um tempo, mas a amizade de vocês provavelmente é mais sólida que a sua relação com o banco”, conclui Paula Zogbi, analista de investimentos da Rico.
Publicidade
Campeões da Sul-Americana. É assim que o Atlético Nacional, da Colômbia, quer que fiquem eternizados os atletas e a...
Foi reparando primeiro em um grupo de cachorros de se aquecendo em uma calçada, amontados uns sobre os outros, e...
Fazer valer as oportunidades que a vida nos oferece não é abraçar e transformar as chances em conquistas financeiras...
A ilha de Lesbos é um local bastante conhecido por ser uma das principais portas de entrada de refugiados que...
Se você é desses que, na hora de pegar a bike e pedalar por aí, a preguiça acaba reinando e uma volta no...
Em 1981, o time de futebol inglês Nottingham Forest, então bi-campeão da Copa dos Campeões da Europa (atual Liga...
Um comercial lançado pelo banco Emirates NBD surpreendeu alguns jovens casais dos Emirados Árabes Unidos. Eles foram...
Há dois meses atrás, Jean Roper, de 92 anos, recebeu um diagnóstico terminal. Sofrendo com problemas renais, segundo...
A Ambev, maior empresa do setor cervejeiro no Brasil, quer ajudar 2,5 milhões de brasileiros a terem um consumo mais...