Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Como diria Jon Snow: o inverno está chegando. Sim, sabemos que, na verdade, é o verão que se aproxima neste dezembro em pleno Brasil. Mas a frase, popularizada na série ‘Game of Thrones’, pode funcionar como uma dica financeira, assim como a máxima dos Lannisters “sempre pague suas dívidas”.
A ideia é focar nos ensinamentos de ‘GOT’ para ficar rico, de acordo com Paula Zogbi, analista de investimentos da Rico, que mandou para o Hypeness inspirações retiradas da série que podem transformar sua saúde financeira.
Sim, ‘Game of Thrones’ pode te ajudar a equilibrar as finanças
“Como especialista em investimentos, sei que aplicar para receber rendimentos é extremamente importante, mas não é o primeiro passo para a liberdade financeira. Trata-se, antes de tudo, de organização, ou, em outras palavras, se preparar para o inverno com antecedência, durante as estações mais amenas. Afinal de contas, se o reino de Winterfell não tivesse guerreiros treinados e bem alimentados para a batalha contra o rei da noite e seus caminhantes brancos, o resultado teria sido ainda mais devastador.
Para o mundo real, a lição é simples: invista antes, e não depois, dos gastos do mês. A regra de bolso que gostamos de usar por aqui é a chamada “50-30-20”, onde, a partir do quanto cai na sua conta todos os meses, 50% são separados para os gastos fixos obrigatórios (conta de luz, alimentação, aluguel, condomínio, etc.), 30% para os gastos extras (lazer, roupas, hobbies) e 20% para prioridades financeiras e investimentos.
O importante é conhecer o caminho das suas finanças como a palma da sua mão e – independentemente do quanto – investir primeiro. Se for 10% do seu salário, 5% ou 100 reais, tudo bem, desde que você não gaste como um rei (ou você não se lembra da dívida deixada por Robert Baratheon?)”, explica Paula Zogbi.
“A exceção para essa regra é o caso de quem tem dívidas acumuladas. Nesse caso, é preciso ser como os Lannister e sempre pagar suas dívidas. Explico: pessoas endividadas, via de regra, estão pagando juros mais altos que seus rendimentos. É justamente por isso que os 20% da regra do 50-30-20 também pode ser direcionado às prioridades financeiras.
Para realmente dar adeus ao perrengue, anote a ordem correta de pagar suas dívidas:
Se tiver várias dívidas de valores e taxas de juros semelhantes, priorize as que podem “sujar” o seu nome. Só depois de pagar todas essas é que você deve devolver a grana que aquele seu amigo mais generoso emprestou quando você precisou. Pode ser que ele fique bravo por um tempo, mas a amizade de vocês provavelmente é mais sólida que a sua relação com o banco”, conclui Paula Zogbi, analista de investimentos da Rico.
Publicidade
Se a bateria é o coração de uma escola de samba, o Mestre de Bateria é quem conduz como um verdadeiro maestro o...
Encontrar um vestido de noiva costuma ser uma tarefa que requer tempo, pesquisa e muita dor de cabeça. No caso da...
Ozzy é um gatinho Cornish Rex dengoso, tem 10 anos de idade e detesta estranhos. Winky e Krusty têm 8 anos, gostam de...
Apreciar a cultura japonesa tem sido cada vez mais comum no ocidente. Não à toa, o sakê, bebida milenar fermentada...
Paola Carosella não cansa de inspirar seus seguidores nas redes sociais. Se você pensa que aquela linha dura e...
Se tem algo que os desafios propostos pelo Hypeness me oferece é a chance de revisar hábitos nocivos que fui...
Chamar o Nordeste de 'país' (de brincadeira, claro. Afinal, o Nordeste é uma região) não faz jus à sua grandeza....
Você já chegou nos 30? Há quem diga que eles são os “novos 20”, porque quem está na quarta década ainda é...
Quem aqui nunca teve um dia tão atolado que acabou esquecendo de bebr os dois litros de água recomendados por dia?...