Criado em 1957, e completando, em 2019, sua 61ª edição, o Grammy se consolidou internacionalmente como a principal premiação musical do mundo. Nesses anos de história, o evento, com um total de 84 categorias (sim!), reverenciou célebres representantes da indústria fonográfica, desde músicos e produtores a técnicos de som. Alguns deles, inclusive, são recordistas de prêmios e fazem parte do seleto grupo formado por artistas como Stevie Wonder, Beyoncé, Quincy Jones eKanye West. Só para citar alguns dos nomes.
Conheça os artistas recordistas do Grammy Awards
Confira abaixo os 22 artistas que mais vezes levaram o Grammy para casa:
GEORG SOLTI
O maestro húngaro venceu, no total, 31 Grammys em sua carreira. Ele é o maior recordista da premiação. Sua última vitória foi em 1997, quando levou a melhor na categoria Gravação de Ópera, por “Wagner: Die Meistersinger Von Nürnberg”.
QUINCY JONES
O produtor musical americano é o segundo maior vencedor da história do prêmio, com 27 estatuetas. Ele também é um dos 15 artistas que ganharam a categoria Lenda da música, ao lado de Liza Minelli, Aretha Franklin, Jhonny Cash, Barbra Streisand, Michael Jackson e Frank Sinatra.
ALISON KRAUSS
A cantora e violinista americana é a única mulher a vencer 27 Grammys na história. Ela também é considerada a principal representante do gênero Country na premiação.
PIERRE BOULEZ
O compositor e maestro francês tem 26 Grammys no currículo e foi condecorado, em 2015, na categoria Contribuição em Vida, uma das mais importantes da premiação. Em 2016, no entanto, Boulez faleceu.
VLADIMIR HOROWITZ
O pianista ucraniano é dono de 25 Grammys, conquistados entre 1960 e 1990. O artista é vencedor da categoria Contribuição em Vida, assim como Pierre Boulez. Ele também dispões de cinco gravações no Hall da Fama da premiação.
STEVIE WONDER
O cantor e compositor americano é o único artista da história a vencer mais em mais de cinco categorias em três noites da premiação. No total, ele venceu 25 vezes o Grammy.
JOHN WILLIAMS
O compositor americano é conhecido pelas trilhas de blockbusters como “Tubarão”, “Star Wars”, “Harry Potter” e do emblemático filme “A Lista de Schindler”. Ele venceu 24 vezes o Grammy e cinco vezes o Oscar de composição.
BEYONCÉ
“Who run the world”? Beyoncé, sem dúvidas. A cantora e performer americana tem 22 Grammys na prateleira de sua casa. É a segunda mulher que mais vezes venceu prêmio e aquela que mais vezes foi indicada ao prêmio: no total, ela concorreu 63 vezes.
CHICK COREA
O pianista americano é o principal representante do jazz a vencer o prêmio. No total, ele ganhou 22 Grammys. Ele também já conquistou quatro Grammys latinos.
U2
A banda irlandesa tem 22 Grammys no currículo, e é considerada a principal vencedora do gênero rock. A última vitória do grupo aconteceu em 2005. Eles levaram a melhor na categoria Álbum do Ano por “How To Dismantle An Atomic Bomb” (2004).
VINCE GILL
O cantor americano de Country acumula 21 Grammys em sua carreira. Ele também é considerado o artista que mais vezes foi condecorado pela premiação nos anos 1990.
JAY Z
Para o Grammy, Jay Z é considerado o principal artista do rap mundial. Ele já venceu em todas as quatro categorias destinadas ao gênero e acumula 21 prêmios.
KANYE WEST
Assim como seu parceiro musical Jay Z — apesar das tretas entre os dois, eles têm um álbum juntos, “Watch the Throne”, de 2011 —, Kanye West coleciona 21 Grammys. Na premiação, muitas vezes, o rapper competiu contra si mesmo: isso aconteceu em 2012, na categoria de performance de rap, em 2011, na corrida pelo melhor disco de rap, e em 2007, indicado por melhor performance em grupo.
HENRY MANCINI
O compositor americano, responsável pelo tema de “A Pantera Cor de Rosa”, é dono de 20 Grammys. Em 1961, Mancini conseguiu um feito histórico na premiação: ele venceu em cinco categorias em apenas uma noite.
PAT METHENY
O guitarrista americano venceu o prêmio em 20 ocasiões. Ele é considerado um dos principais artistas de jazz a ganhar o Grammy.
AL SCHMITT
O engenheiro de gravação e produtor musical é o único representante de categorias técnicas a levar 20 Grammys para casa. Ele já trabalhou com gente importante como Natalie Cole, Ray Charles e Paul McCartney. Schmitt também coleciona dois Grammy latinos.
BRUCE SPRINGSTEEN
The Boss tem 20 Grammys em seu currículo. Os álbuns “Born to run”, de 1975, e “Born in the U.S.A.”, de 1984, foram incluídos no Hall da Fama da premiação. Em 2013, ele foi considerado a Personalidade do Ano pela MusiCares, uma ONG vinculada à premiação.
TONY BENNET
O lendário cantor americano de jazz — atualmente com 92 anos, mas em plena atividade, tendo gravado músicas com cantoras contemporâneas como Lady Gaga e Amy Winehouse — levou 18 Grammys para casa. Ele é o maior vencedor da história da categoria álbum pop vocal tradicional, com 13 vitórias.
ARETHA FRANKLIN
Considerada pela “Rolling Stone” a melhor cantora de todos os tempos, Aretha conquistou 18 Grammys em sua carreira. Ela também é detentora de duas das mais importantes categorias do prêmio: contribuição em vida, em 1994, e lenda da música, de 1991.
YO-YO MA
O músico francês de ascendência chinesa detém 18 Grammys. Sua primeira vitória foi em 1984, por uma suíte de violoncelo de Bach.
PAUL MCCARTNEY
O músico inglês é dono de 18 prêmios, incluindo o de revelação em 1964 ao lado dos Beatles. Uma curiosidade: na 58ª edição do Grammy, Paul foi indicado junto a Kanye West na categoria de Canção ou Performance de Rap, pela faixa “All Day”.
JIMMY STURR
O multi-instrumentista americano ganhou 18 prêmios Grammy em sua carreira — todas as vezes, saiu vencedor da categoria álbum de polka. Por isso, ele é considerado o melhor artista desse gênero pela academia de música do Grammy.
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.