Reverb

Conheça os artistas recordistas do Grammy Awards

por: Redação Hypeness

Criado em 1957, e completando, em 2019, sua 61ª edição, o Grammy se consolidou internacionalmente como a principal premiação musical do mundo. Nesses anos de história, o evento, com um total de 84 categorias (sim!), reverenciou célebres representantes da indústria fonográfica, desde músicos e produtores a técnicos de som. Alguns deles, inclusive, são recordistas de prêmios e fazem parte do seleto grupo formado por artistas como Stevie Wonder, BeyoncéQuincy Jones e Kanye West. Só para citar alguns dos nomes.

Conheça os artistas recordistas do Grammy Awards

Confira abaixo os 22 artistas que mais vezes levaram o Grammy para casa:

GEORG SOLTI

O maestro húngaro venceu, no total, 31 Grammys em sua carreira. Ele é o maior recordista da premiação. Sua última vitória foi em 1997, quando levou a melhor na categoria Gravação de Ópera, por “Wagner: Die Meistersinger Von Nürnberg”.

QUINCY JONES

O produtor musical americano é o segundo maior vencedor da história do prêmio, com 27 estatuetas. Ele também é um dos 15 artistas que ganharam a categoria Lenda da música, ao lado de Liza Minelli, Aretha Franklin, Jhonny Cash, Barbra Streisand, Michael Jackson e Frank Sinatra.

ALISON KRAUSS

A cantora e violinista americana é a única mulher a vencer 27 Grammys na história. Ela também é considerada a principal representante do gênero Country na premiação.

PIERRE BOULEZ

O compositor e maestro francês tem 26 Grammys no currículo e foi condecorado, em 2015, na categoria Contribuição em Vida, uma das mais importantes da premiação. Em 2016, no entanto, Boulez faleceu.

VLADIMIR HOROWITZ

O pianista ucraniano é dono de 25 Grammys, conquistados entre 1960 e 1990. O artista é vencedor da categoria Contribuição em Vida, assim como Pierre Boulez. Ele também dispões de cinco gravações no Hall da Fama da premiação.

STEVIE WONDER

O cantor e compositor americano é o único artista da história a vencer mais em mais de cinco categorias em três noites da premiação. No total, ele venceu 25 vezes o Grammy.

JOHN WILLIAMS

O compositor americano é conhecido pelas trilhas de blockbusters como “Tubarão”, “Star Wars”, “Harry Potter” e do emblemático filme “A Lista de Schindler”. Ele venceu 24 vezes o Grammy e cinco vezes o Oscar de composição.

BEYONCÉ

“Who run the world”? Beyoncé, sem dúvidas. A cantora e performer americana tem 22 Grammys na prateleira de sua casa. É a segunda mulher que mais vezes venceu prêmio e aquela que mais vezes foi indicada ao prêmio: no total, ela concorreu 63 vezes.

CHICK COREA

O pianista americano é o principal representante do jazz a vencer o prêmio. No total, ele ganhou 22 Grammys. Ele também já conquistou quatro Grammys latinos.

U2

A banda irlandesa tem 22 Grammys no currículo, e é considerada a principal vencedora do gênero rock. A última vitória do grupo aconteceu em 2005. Eles levaram a melhor na categoria Álbum do Ano por “How To Dismantle An Atomic Bomb” (2004).

VINCE GILL

O cantor americano de Country acumula 21 Grammys em sua carreira. Ele também é considerado o artista que mais vezes foi condecorado pela premiação nos anos 1990.

JAY Z

Para o Grammy, Jay Z é considerado o principal artista do rap mundial. Ele já venceu em todas as quatro categorias destinadas ao gênero e acumula 21 prêmios.

KANYE WEST

Assim como seu parceiro musical Jay Z — apesar das tretas entre os dois, eles têm um álbum juntos, “Watch the Throne”, de 2011 —, Kanye West coleciona 21 Grammys. Na premiação, muitas vezes, o rapper competiu contra si mesmo: isso aconteceu em 2012, na categoria de performance de rap, em 2011, na corrida pelo melhor disco de rap, e em 2007, indicado por melhor performance em grupo.

HENRY MANCINI

O compositor americano, responsável pelo tema de “A Pantera Cor de Rosa”, é dono de 20 Grammys. Em 1961, Mancini conseguiu um feito histórico na premiação: ele venceu em cinco categorias em apenas uma noite.

PAT METHENY

O guitarrista americano venceu o prêmio em 20 ocasiões. Ele é considerado um dos principais artistas de jazz a ganhar o Grammy.

AL SCHMITT

O engenheiro de gravação e produtor musical é o único representante de categorias técnicas a levar 20 Grammys para casa. Ele já trabalhou com gente importante como Natalie Cole, Ray Charles e Paul McCartney. Schmitt também coleciona dois Grammy latinos.

BRUCE SPRINGSTEEN

The Boss tem 20 Grammys em seu currículo. Os álbuns “Born to run”, de 1975, e “Born in the U.S.A.”, de 1984, foram incluídos no Hall da Fama da premiação. Em 2013, ele foi considerado a Personalidade do Ano pela MusiCares, uma ONG vinculada à premiação.

TONY BENNET

O lendário cantor americano de jazz — atualmente com 92 anos, mas em plena atividade, tendo gravado músicas com cantoras contemporâneas como Lady Gaga e Amy Winehouse — levou 18 Grammys para casa. Ele é o maior vencedor da história da categoria álbum pop vocal tradicional, com 13 vitórias.

ARETHA FRANKLIN

Considerada pela “Rolling Stone” a melhor cantora de todos os tempos, Aretha conquistou 18 Grammys em sua carreira. Ela também é detentora de duas das mais importantes categorias do prêmio: contribuição em vida, em 1994, e lenda da música, de 1991.

YO-YO MA

O músico francês de ascendência chinesa detém 18 Grammys. Sua primeira vitória foi em 1984, por uma suíte de violoncelo de Bach.

PAUL MCCARTNEY

O músico inglês é dono de 18 prêmios, incluindo o de revelação em 1964 ao lado dos Beatles. Uma curiosidade: na 58ª edição do Grammy, Paul foi indicado junto a Kanye West na categoria de Canção ou Performance de Rap, pela faixa “All Day”.

JIMMY STURR

O multi-instrumentista americano ganhou 18 prêmios Grammy em sua carreira — todas as vezes, saiu vencedor da categoria álbum de polka. Por isso, ele é considerado o melhor artista desse gênero pela academia de música do Grammy.

Publicidade

Foto: Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Especiais



X
Próxima notícia Hypeness:
Santa Mala: as irmãs imigrantes da Bolívia que querem fortalecer as mulheres do rap em SP