Futuro

Cotas raciais e paridade de gênero nas eleições da OAB são aprovadas pelo colegiado

Redação Hypeness - 09/12/2020

A Ordem dos Advogados do Brasil caminha cada vez mais em direção de estabelecer cotas raciais e de paridade de gênero em seus quadros de liderança. O Colégio de Presidentes da OAB, constituído pelos presidentes seccionais e a Diretoria do Conselho Federal, aprovou as propostas que devem guiar a instituição nesse sentido. Agora, elas devem passar ao Conselho Pleno da Ordem, que se reúne no dia 14 de dezembro. 

Desigualdade entre homens e mulheres no trabalho não diminui há 27 anos

Se aprovadas, as propostas vão garantir que todas as chapas candidatas nas eleições da Ordem deverão ter um quadro formado 50% por cada gênero, tanto entre os titulares quanto entre os suplentes. Sem essa cláusula cumprida, nenhuma chapa poderá obter o registro para concorrer. 

O percentual de cotas para candidatos negros, a princípio, foi aprovado em 15%. No entanto, o número ainda pode ser revisto uma vez que se espera a realização de um censo no quadro da instituição. 

Candidata negra é rejeitada em cota por ser ‘bonita’, nas palavras do desembargador

É um importante avanço para a advocacia. Com essa decisão, progredimos na igualdade entre advogadas e advogados e entre as raças. A advocacia é de todos!”, celebra o presidente da OAB-RJ, Luciano Bandeira.

O projeto de paridade de gênero e de cotas foi apresentado na comissão de Reforma eleitoral da OAB pela conselheira Valentina Jungmann, de Goiás. Ele começou a ser desenhado durante a III Conferência Nacional da Mulher Advogada, que foi realizada no começo deste ano, em Fortaleza. 

7 motivos para o ator Thiago Martins mudar de ideia sobre cotas

 

Publicidade

Fotos: José Luis da Conceição/OAB-SP // Foto 1: Unsplash


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.


Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Em breve seus eletrônicos antigos poderão virar joias de ouro – e ajudar o meio-ambiente