Ciência

Covid-19 não é a ‘grande pandemia’ nem a mais letal, temos que nos preparar para algo pior, diz OMS

Redação Hypeness - 29/12/2020

Como se o seu título já não fosse assustador o suficiente, Michael Ryan, diretor de emergências da Organização Mundial de Saúde (OMS), disse, em comunicado à imprensa, nesta segunda-feira (28), que a pandemia de Covid-19 não é, necessariamente, a “grande” pandemia – e que o mundo precisa se preparar para algo que pode ser pior no futuro.

– Coronavírus: falta de ar está ligada ao mau uso da máscara

Sem diminuir a gravidade da atual crise de saúde mundial, ele pediu cautela para os próximos vírus que podem acometer a população. “Essa pandemia foi muito grave. Se espalhou ao redor do mundo extremamente rápido, afetou cada canto do planeta. Mas essa não é necessariamente a ‘grande’ [pandemia]”, alertou, durante coletiva de imprensa em Genebra, na Suíça.

Estudo sugere que uso de máscara dentro de casa pode conter coronavírus

De acordo com o diretor, apesar do número de mortes pela Covid-19, a taxa de letalidade é razoavelmente baixa comparada a outras doenças emergentes. “Isso é um alerta. O planeta é frágil. Essas ameaças vão continuar”, disse. 

Experimento mostra a diferença de espirrar com e sem máscara

Para Ryan, novas perdas podem ser evitadas se a sociedade aprender com essa experiência mais recente e se organizar para enfrentar algo mais grave. Ele lembrou, ainda, que é provável que o novo coronavírus (Sars-CoV-2) se torne endêmico – isto é, que nunca venha a desaparecer. Esse alerta já havia sido feito pelo diretor em maio.

Publicidade

Foto: Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.


Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Cientistas descobrem psicodélico com efeito antidepressivo mas sem alucinação