Arte

Pixar: detalhes de seus filmes favoritos que passaram despercebidos

Yuri Ferreira - 08/12/2020 | Atualizada em - 09/12/2020

Desde criança, a gente aprendeu a amar os filmes da Pixar. Animações icônicas e histórias comoventes circundam o imaginário popular e marcam milhões de pessoas em todo o mundo com seus traços icônicos. A gente deu uma explorada em diversos filmes da produtora para conhecer alguns dos detalhes dos filmes da Pixar que podem ter passa desapercebidos até para os fãs mais atentos.

Selecionamos alguns momentos de Toy Story, Procurando Nemo (e Dory), Valente, Monstros S.A, Carros e Ratatouille que provavelmente você não tinha percebido quando viu o filme pela primeira vez. Os detalhes reforçam a ideia de universo unificado que a produtora tenta construir (mas às vezes são só easter eggs fofinhos). Vamos lá? Dá só uma olhada nesses detalhes do filmes da Pixar.

– No aniversário do filho, pai transforma caminhonete em personagem de ‘Carros’

1. Em Toy Story 3, as pilhas de Buzz Lighyear são feitas pela Buy and Large, a empresa do clássico Wall-E.

2. Em UP, todas as coisas que Ellie tem são de formato circular, para representar sua personalidade mais dócil. Já Carl’s, mais rígido e sério, tem tudo em formato de retângulos

 

3. Também em Up, o Russel deixa uma parte de sua gola da camisa para fora, assim como Carl fazia quando era criança. Esse é um sutil detalhe da Pixar para mostrar a semelhança possível entre os personagens.

 

– As 22 regras da Pixar para criar uma boa história

4. Agora, vamos falar de Ratatouille (queríamos muito uma continuação)! A máquina de escrever do crítico de gastronomia Anton Ego tem formato de uma caveira e seu escritório é um caixão!

 

5. Em Procurando Nemo, Bruce, o tubarão, diz que nunca conheceu seu pai! Isso porque a maioria dos tubarões machos não participam da criação de seus filhos, deixando a parceira após a fecundação. Portanto, piada para biólogos.

 

6. No escritório do nojento dentista de Procurando Nemo, há um Buzz Lightyear na caixinha de brinquedos.

 

– Diretora de ‘Bao’, da Pixar, compartilha receita de massa de sua mãe com ilustrações fofas

7. Nas cenas dos créditos de Procurando Dory, a Gangue do Tanque consegue chegar à California flutuando em saquinhos que estão cobertos de algas. A única sacola de plástica que não está suja é a do Jacques. Isso porque ele é um camarão-limpador, um tipo de crustáceo que é conhecido por seus hábitos de higiene.

 

 

8. Agora vamos para ‘Carros’. Quando Mack e Relâmpago McQueen estão dirigindo em direção à Califórnia, eles passam pelo posto de gasolina ‘Top Down Truckstop’, que faz convida os carros a verem ‘Garçonetes Conversíveis’,  o que, no mundo do filme seriam garçonetes ‘sem a parte de cima’. (Particularmente, achei essa meio bizarra.)

 

9. Esse detalhe é bem pequeno, mas bem bonito, e mostra a dedicação dos animadores da Pixar. Em Valente, após Merida atirar sua terceira flecha na competição de arcos, a pluma deixa uma suave marca em seu rosto, em uma forma de mostrar a compenetração da arqueira.

 

– Pixar oferece aulas gratuitas e online de storytelling; saiba como participar

10. Em Monstros S/A, tem um buraco na poltrona do Sulley para que ele não machuque o rabo quando for se sentar (criativo, não?)

 

 

11. Pisque e você vai perder esse outro detalhe de Monstros S/A. No simulador de sustos do filme, o painel mostra o telefone dos estúdios da Pixar, caso você queira dar uma ligada. Como o filme foi feita há quase 20 anos, talvez você encontre a linha ocupada.

 

Publicidade

Fotos: Reprodução/Reddit


Yuri Ferreira
Jornalista formado na Escola de Jornalismo da Énois. Já publicou em veículos como The Guardian, UOL, The Intercept, VICE, Carta e hoje escreve aqui no Hypeness.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.