Reverb

Em 2 de abril de 1983, morre Clara Nunes

18 • 12 • 2020 às 17:48
Atualizada em 10 • 02 • 2022 às 19:17
Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Foi um mês de especulações e teorias da conspiração que inquietou o país. Um mês de março tenso, que começou com uma má notícia e entrou em abril com uma pior ainda, quando o público soube, no dia 2 de abril de 1983, que a sambista Clara Nunes havia morrido. Conhecida como uma das maiores intérpretes do país, a cantora foi a primeira brasileira a vender mais de cem mil discos e deixou um verdadeiro legado para a história da música, inspirando as gerações de artistas que se seguiram.

Qual foi a causa da morte de Clara Nunes?

Clara Nunes morreu de insuficiência cardíaca causada por uma anafilaxia ao halotano, um agente anestésico utilizado na manutenção de anestesias gerais. Ela estava sendo submetida a uma cirurgia para a remoção de varizes das pernas, quando sofreu um choque anafilático — uma reação alérgica grave — causado pela substância. A cantora e compositora mineira tinha 40 anos de idade.

O sofrimento de Clara começou no dia 5 de março de 1983, quando ela realizou a tal operação que estava adiando fazia tempo por causa do carnaval. Vaidosa, a nova dama do samba se incomodava com as varizes que tinha nas pernas e decidiu resolver essa questão estética de uma vez por todas, mesmo sendo dissuadida pelas amigas, como a atriz Bibi Ferreira. Elas consideravam a preocupação superficial, principalmente devido ao risco de vida que correria ao passar por um procedimento tão banal.

Em 2 de abril de 1983, morre Clara Nunes.

Clara dispensou a carona do marido, o compositor Paulo César Pinheiro, e foi até a Clínica São Vicente, na Gávea, no Rio de Janeiro. Lá, ouviu a equipe médica tentar convencê-la a desistir da anestesia geral, mas ficou contrariada e disse que só faria se fosse daquela forma. A cirurgia estava acontecendo normalmente, quando houve uma queda de pressão arterial e a cantora teve uma parada cardíaca. Os médicos tentaram ressuscitá-la, mas ela entrou em coma e foi transferida para o centro de tratamento intensivo da clínica, onde ficou até sua morte, quase um mês depois.

Enquanto estava em coma, várias teorias surgiram para justificar o que havia acontecido com a cantora. Muitos afirmavam que ela havia tentado fazer um aborto, outros que estava tentando fazer inseminação artificial, tentado suicídio e até mesmo sido espancada pelo marido. Ainda havia aqueles que acreditavam que o choque anafilático foi causado pelo problema da cantora com álcool e drogas.

A mineira é até hoje conhecida como uma das maiores cantoras do Brasil.

Vários amigos artistas foram visitar a cantora neste mês de vigília, entre eles Paulinho da Viola, Luiz Ayrão, Beth Carvalho, Chico Buarque, Alcione, Elza Soares, Elizeth Cardoso, Dori Caymmi, Grande Otelo, João Nogueira, Dona Zica, Mauro Duarte, Fafá de Belém, Marieta Severo e Baby do Brasil. Essa última chamou atenção por querer entrar com o curandeiro Thomas Green Morton e foi impedida pelo próprio marido da cantora.

O velório de Clara Nunes aconteceu na quadra de sua escola de samba do coração, a Portela, reunindo mais de 50 mil fãs que foram se despedir. As rádios de todo o país tocavam suas músicas sem parar enquanto ela era sepultada no Cemitério São João Batista, em Botafogo, no final daquele mesmo dia.

Quem nasceu no dia 2 de abril?

1928 – Serge Gainsbourg, nascido Lucien Ginsburg, cantor e compositor francês (m. 1991)

1939 – Marvin Gaye, cantor e compositor norte-americano (m. 1984)

1941 – Leon Russell, cantor e compositor norte-americano (m. 2016)

1946 – Kurt Winter, guitarrista do grupo canadense Guess Who (m. 1997)

1947 – Emmylou Harris, cantora e compositora norte-americana

1952 – Leon Wilkeson, baixista da banda norte-americana Lynyrd Skynyrd (m. 2001)

1953 – David Robinson, baterista do grupo norte-americano The Cars

1956 – Gregory Abbott, cantor norte-americano

1966 – Supla, nascido Eduardo Smith de Vasconcellos Suplicy, cantor, ator e apresentador de televisão paulista

1967 – Greg Camp, guitarrista e vocalista da banda norte-americana Smash Mouth

1979 – Jesse Carmichael, tecladista do grupo norte-americano Maroon 5

Quem morreu no dia 2 de abril?

1987 – Buddy Rich, baterista norte-americano (n. 1917)

1996 – Guitar Gabriel, nascido Robert Lewis Jones, guitarrista norte-americano (n. 1925)

1998 – Robert Pilatus, “vocalista” do grupo morte-americano Milli Vanilli (n. 1965)

2003 – Edwin Starr, cantor norte-americano (n. 1942)

Publicidade

Fotos: Divulgação


Canais Especiais Hypeness

Especiais