Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Segundo estudos que se iniciaram no fim do século 19, o calor está ligado a uma série de mudanças no comportamento humano, e, entre elas, está o aumento da propensão de cometer crimes violentos contra outros indivíduos. No Reino Unido, por exemplo, entre abril de 2010 e 2018, os registros de crimes violentos aumentaram 14% em temperaturas próximas a 20º C quando comparados a períodos de clima próximo a 10º C. Já no México, o crime organizado tem maior presença em regiões de clima mais quente no país.
De acordo com reportagem da “BBC“, cientistas e acadêmicos do mundo todo já se debruçaram sobre o assunto para buscar entender as provas e razões do fenômeno. Apesar de ainda ser um mistério, há diversas evidências de que as altas temperaturas promovem aumento da raiva, do estresse e da sensação de desconforto, o que contribui para a diminuição do sentimento de felicidade.
– Calor dos últimos dias tem a ver com aquecimento global e veio para ficar, diz especialista
Estudos apontam que calor influencia não só na violência, mas também em atitudes coletivas calorosas
Países como África do Sul e Grécia também já registraram dados desconcertantes sobre calor e violência. No país africano, pesquisadores descobriram que, para cada grau de aumento na temperatura, também aumenta 1,5% o número de assassinatos.
No país europeu, um estudo apontou que mais de 30% dos 137 homicídios registrados em uma determinada localidade aconteceram em dias com temperatura média acima de 25°C. Ocorrências similares também foram observadas na África Subsaariana, em Taiwan, nos Estados Unidos, na Finlândia e na Espanha.
– Negros são quase 100% dos mortos em operações policiais na BA, mostra relatório
Uma das explicações possíveis para o efeito psicológico do calor está relacionada aos hormônios do corpo humano. Em 2017, cientistas perceberam que a temperatura ambiente na Finlândia estava relacionada à quantidade de serotonina (hormônio relacionado à regulação da ansiedade, da felicidade e do humor em geral) no sangue de voluntários saudáveis e de criminosos violentos.
Os estudiosos também descobriram uma forte ligação entre essa medida e a taxa mensal de crimes violentos. Isso sugere a alteração dos níveis de serotonina pelo calor, o que, por sua vez, influencia nos níveis de agressividade.
Pesquisas apontam, inclusive, para o aumento de manifestações populares durante o verão
Outra possibilidade é que o calor aumenta nossos níveis de testosterona, também contribuindo para nos deixar mais agressivos. Isso, inclusive, pode explicar em parte por que, à medida que os dias quentes se estendem, a incidência de violência sexual e doméstica aumenta.
Nos Estados Unidos, por exemplo, a ocorrência de “violência entre parceiros íntimos” — que pode incluir abuso físico, sexual e emocional — aumenta 12% no verão em comparação ao inverno.
Contudo, também existem várias explicações alternativas. Como explica a própria reportagem da “BBC”, a maioria desses estudos se baseia em correlações. Eles relacionam um fator, como a temperatura, a outro, como o crime, o que não significa necessariamente que um afete o outro diretamente.
De qualquer forma, os dados são preocupantes se postos à luz do aquecimento global, fenômeno cada vez mais perceptível no cotidiano de países do mundo inteiro, com os mais diferentes climas.
Publicidade
Imagina se fosse possível obter energia, internet e água potável através de um único produto? Esta é a proposta...
Nós já falamos aqui sobre a nova tendência de criação de fazendas urbanas, uma maneira mais barata e sustentável...
A consciência ambiental e os esforços pelo futuro do planeta podem ser uma nova maneira de ver e viver a vida em seu...
Um assunto que volta e meia dá as caras aqui no Hypeness é a alimentação saudável. Não é por acaso que já...
Se você quer se tornar vegetariano, mas não sabe por onde começar, nem quer abrir mão do prazer de salivar diante...
Foi celebrado no último dia 27 de maio o Dia da Mata Atlântica, mas o tema infelizmente não traz maiores motivos...
Não é só de desastres ambientais que se faz um 2019. A notícia da vez é a despoluição do Rio Jundiaí, no...
Quando pensamos em animais sob risco de extinção, rapidamente visualizamos grandes mamíferos, felinos, macacos ou...
O pinguim-de-adélia Pingu morava na Antártica. jovem, ele acabou viajando e se perdeu no caminho. 3 mil quilômetros...