Arte

Ensaio fotográfico de 1984 mostra uma jovem Madonna se tornando a maior artista do mundo

por: Vitor Paiva

Em 1984 os ouvidos e olhos do mundo se voltaram para uma única pessoa: a cantadora estadunidense Madonna. Antes de se tornar uma das mais importantes e influentes artistas pop de todos os tempos, em seu início de carreira Madonna era uma iconoclasta e carismática cantora que soube como ninguém atrair a atenção – e as câmeras – do planeta.

E assim também se deu com o grande fotógrafo de música Michael Putland, que nesse ano pela primeira vez apontou sua lentes para registrar Madonna e o surgimento de uma das maiores estrelas do nosso tempo.

As fotos mostram uma jovem Madonna em um dos seus primeiros visuais icônicos – com roupas coloridas, cabelos ainda escuros, um imenso laço na cabeça e uma infinita coleção de pulseiras no braço. Em outras, a cantora aparece com sua jaqueta adornada por desenhos do artista plástico Keith Haring vestida ao contrário.

Entre o deboche e o charme, a sedução e a descontração, as fotos mostram os primeiros passos de uma trajetória que viria a revolucionar o universo da música e da cultura popular nos EUA e no mundo, e ajudar a moldar o futuro desse mesmo cenário como poucos outros artistas foram capazes.

À época das fotos, Madonna tinha 26 anos, no ano de lançamento de seu segundo disco, ‘Like A Virgin’, que a tornaria a principal artista do planeta.

Passados 36 anos do ensaio com Putland, hoje o fotógrafo é reconhecido como um dos mais importantes do universo da música em todo o mundo, e Madonna, com mais de 300 milhões de discos vendidos como a artista mulher mais bem sucedida da história da música, bem, ela é Madonna.

Publicidade

© fotos: Michael Putland


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.


X
Próxima notícia Hypeness:
Nicette Bruno, vítima de covid-19, ganha homenagem da família no dia em que completaria 88 anos