Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Cientistas acreditam ter encontrado uma nova espécie de baleia. A descoberta foi feita por pesquisadores da Sea Shepherd Conservation Society, organização sem fins lucrativos focada na conservação de animais marinhos, em uma região que fica a 160km ao norte das Ilhas de San Benito, no México.
– Baleia jubarte vira caiaque após observadoras chegarem perto demais
As baleias avistadas pela equipe de pesquisa e conservação.
A equipe, formada por especialistas em baleia-de-bico, estava no local para estudar o comportamento de alguns animais marinhos e buscar respostas para um sinal acústico não identificado captado na área.
Como se sabe, as baleias, como todos os cetáceos, emitem sons específicos para cada espécie quando estão embaixo d’água. As ondas acústicas servem para identificação e ecolocalização. Porém, os sinais emitidos identificados pelos cientistas desta vez não correspondiam ao de nenhum outro animal já conhecido.
– Cientistas conseguem registrar sons do ‘Unicórnio do Mar’ em gravações impressionam
Registros mostram que os animais não se parecem com nenhuma espécie já conhecida.
Outro fato que leva a equipe a crer que não se trata de uma baleia-de-bico ou de qualquer outro tipo de espécie já relatada é que as características físicas dos animais encontrados não batem com a de seus semelhantes catalogados.
“Vimos algo novo. Algo que não era esperado nesta área, algo que não corresponde, seja visualmente ou acusticamente, a qualquer coisa que se saiba existir”, disse Dr. Jay Barlow, um dos integrantes da equipe. Os outros cientistas presentes na expedição eram Dr. Gustavo Cárdenas Hinojosa, do Grupo de Pesquisa de Mamíferos Marinhos da Comissão Nacional de Áreas Naturais Protegidas (CONANP), Dra. Elizabeth Henderson, líder do Programa de Reconhecimento Acústico de Baleias do Naval Information Warfare Center Pacific.
Os pesquisadores conseguiram fotografar e registrar mais evidências do som emitido pelo animal desconhecido. A amostragem genética dele também foi coletada e está sob análise laboratorial.
Para a presidente da Sea Shepherd Brasil, Carolina Castro, “a descoberta de uma nova espécie de cetáceo comprova o quanto ainda resta desconhecido para ser descoberto nos oceanos.” “A proteção desses habitats é imprescindível para a sobrevivência tanto desses seres quanto da nossa”, alerta.
– Mergulhador é engolido por baleia e diz: ‘abriu a boca para me cuspir’; veja vídeo
Publicidade
Carinhosamente apelidada de 'unicórnio do mar', a baleia narval é uma espécie de baleia exótica e rara que vive no...
Apesar de ser o único órgão do corpo humano voltado apenas para o prazer sexual, o clitóris ainda é cercado por...
O primeiro caso de reinfecção pelo novo coronavírus do Brasil foi confirmado pela secretaria estadual de Saúde do...
Por volta das 21h no horário de Brasília, olhe para o céu. Se a visibilidade for boa, você pode ter a sorte de...
Jeff Bezos é conhecido por ter fundado a Amazon, uma das maiores empresas do planeta, e por sua fortuna de US$ 191...
Toda vez que a ciência tenta aplicar seus métodos para determinar nossas preferências pessoais – e, ainda mais, a...
Em um mundo cada vez menos confiável, em que nem uma imagem ou mesmo vídeo servem mais como provas da realidade de um...
Se você é um procrastinador ou uma procrastinadora, não deixe a leitura desta matéria para depois: adiar tarefas,...
Análises de uma ossada de pelo menos 3 mil anos encontrado na região onde hoje fica o estado do Alabama, nos EUA,...