Ciência

Espécie nova de baleia é descoberta na costa mexicana

Redação Hypeness - 14/12/2020 | Atualizada em - 18/12/2020

Cientistas acreditam ter encontrado uma nova espécie de baleia. A descoberta foi feita por pesquisadores da Sea Shepherd Conservation Society, organização sem fins lucrativos focada na conservação de animais marinhos, em uma região que fica a 160km ao norte das Ilhas de San Benito, no México. 

Baleia jubarte vira caiaque após observadoras chegarem perto demais

As baleias avistadas pela equipe de pesquisa e conservação.

A equipe, formada por especialistas em baleia-de-bico, estava no local para estudar o comportamento de alguns animais marinhos e buscar respostas para um sinal acústico não identificado captado na área. 

Como se sabe, as baleias, como todos os cetáceos, emitem sons específicos para cada espécie quando estão embaixo d’água. As ondas acústicas servem para identificação e ecolocalização. Porém, os sinais emitidos identificados pelos cientistas desta vez não correspondiam ao de nenhum outro animal já conhecido. 

Cientistas conseguem registrar sons do ‘Unicórnio do Mar’ em gravações impressionam

Registros mostram que os animais não se parecem com nenhuma espécie já conhecida.

Outro fato que leva a equipe a crer que não se trata de uma baleia-de-bico ou de qualquer outro tipo de espécie já relatada é que as características físicas dos animais encontrados não batem com a de seus semelhantes catalogados.

Vimos algo novo. Algo que não era esperado nesta área, algo que não corresponde, seja visualmente ou acusticamente, a qualquer coisa que se saiba existir”, disse Dr. Jay Barlow, um dos integrantes da equipe. Os outros cientistas presentes na expedição eram Dr. Gustavo Cárdenas Hinojosa, do Grupo de Pesquisa de Mamíferos Marinhos da Comissão Nacional de Áreas Naturais Protegidas (CONANP), Dra. Elizabeth Henderson, líder do Programa de Reconhecimento Acústico de Baleias do Naval Information Warfare Center Pacific. 

Os pesquisadores conseguiram fotografar e registrar mais evidências do som emitido pelo animal desconhecido. A amostragem genética dele também foi coletada e está sob análise laboratorial. 

Para a presidente da Sea Shepherd Brasil, Carolina Castro, “a descoberta de uma nova espécie de cetáceo comprova o quanto ainda resta desconhecido para ser descoberto nos oceanos.” “A proteção desses habitats é imprescindível para a sobrevivência tanto desses seres quanto da nossa”, alerta. 

Mergulhador é engolido por baleia e diz: ‘abriu a boca para me cuspir’; veja vídeo

 

Publicidade

Fotos: Sea Shepherd / CONANP


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
China testa imã nos testículos como anticoncepcional para homens