Empreendedorismo

Esta dica de trabalho remoto vai tornar suas reuniões virtuais mais produtivas

Redação Hypeness - 02/12/2020 | Atualizada em - 03/12/2020

Desde o começo da pandemia, fazer reuniões por vídeo se tornou algo comum. Não só para quem marcou aniversários virtuais ou outras festas do tipo, mas principalmente para quem está trabalhando de casa. O home office tem exigido muito do físico e do emocional de quem ainda tenta seguir os protocolos da quarentena principalmente pelo distanciamento de suas equipes e de seus chefes. Se você quer uma dica para deixar suas reuniões melhores, anote aí: ligue a câmera de vídeo. 

Home office: 10 dicas para o trabalho remoto por quem já o pratica há 10 anos

O aplicativo Zoom se popularizou como um dos principais para realizar reuniões de trabalho durante a pandemia.

Participar de reuniões com a câmera desligada pode ser mais confortável por uma série de fatores. Às vezes você não arrumou um espaço legal para ser filmado ou até mesmo não está se sentindo confortável em mostrar o seu rosto para pessoas com quem você não tem intimidade e tudo bem. Esses dias acontecem para todo mundo, ainda mais em uma pandemia. Mesmo assim, tente, sempre que possível, deixar a sua câmera aberta. 

O contato visual é importante para estabelecer laços à distância. Não só aqueles que configuram uma boa troca entre você e seus pares de trabalho, mas principalmente laços de confiança pessoal. Mostrar-se preparado na câmera e falar através da sua linguagem corporal pode ser uma boa tática para levar confiança à sua equipe e incentivá-los de que, mesmo distantes, tudo segue funcionando. 

5 dicas práticas para profissionalizar o seu home office, espaço no coworking ou startup

Vídeo ligado pode ajudar a transmitir confiança e fortalecer laços com a sua equipe.

Sim, há dias em que o cabelo não vai estar penteado, você vai perder a hora ou não vai estar muito com vontade de trocar o pijama. Mas não deixe que esses dias sejam os predominantes. Sempre que tiver uma reunião marcada, procure estabelecer contato com as pessoas que trabalham com você da forma mais próxima possível — e a utilização do vídeo é fundamental para isso. 

Esqueça as comparações fúteis com outros colegas, seja pelo ambiente em que ele está ou pelas roupas que ele usa. Ninguém está na reunião para comparar nada além da efetividade do seu trabalho e talvez do brilho de suas ideias. Mas lembre-se sempre que usar a câmera é um bom artifício para mostrar confiança, fortalecer laços e criar esferas de relacionamento enquanto a proximidade física deve ser evitada. 

Além disso, quando o vídeo está desativado, você tende a ficar mais disperso e alienado a outras atividades. A ausência da câmera pode te ajudar a desviar sua atenção e acabar não acompanhando a reunião da forma mais presente possível. 

Google aponta tendência do pós-pandemia e estende home office por mais um ano

Publicidade

Destaques: Unsplash // Foto 1: Getty Images / Foto 2: Unsplash


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.