Inspiração

Existir e Resistir: documentário quebra tabus sobre a depressão com informações urgentes

Gabriela Rassy - 09/12/2020

Ainda que tenha ficado mais em evidência nos últimos anos – e em especial durante a pandemia – a depressão carrega muitos tabus. Como falar com os outros quando acontece com você? O que dizer a uma pessoa querida que apresenta sinais? Aliás, quais são os sinais? O documentário “Existir e Resistir: O Desafio da Depressão“, que estreia no dia 9 de dezembro no canal Discovery, chega para desmistificar estigmas relacionados à doença.

Considerada uma das principais causas de incapacidade, a depressão tem reunido diversos profissionais na busca por respostas que possam melhorar a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas já diagnosticadas em todo o mundo. Segundo a OMS, são mais de 300 milhões vivendo com a condição. Assim, ‘Existir e Resistir‘ propõe um novo ângulo e um amplo debate sobre o assunto, mostrando a importância da busca por diagnóstico e da adesão aos tratamentos possíveis.

Tomando como ponto de partida os relatos de seis latino-americanos que convivem com a doença, o documentário apresenta suas jornadas e desafios no caminho de enfrentamento da depressão, além da forma como cada um deles encontrou para lidar com a condição e buscar ajuda qualificada.

‘Existir e Resistir‘ traz um panorama apresentado também por médicos e especialistas do Brasil, México, Argentina e Colômbia para que o espectador entenda como o transtorno se manifesta, oferecendo informações sobre pesquisas recentes e possibilidades de tratamento. Para desmistificar questões relacionadas à depressão, a produção esclarece que a genética, os hábitos de vida e o ambiente influenciam o aparecimento e até a evolução dos quadros depressivos, que podem muitas vezes estar associados à ideação suicida.

A iniciativa do documentário, que marca a estreia de Zeca Camargo na narração, inaugura uma nova fase do Movimento Falar Inspira Vida, criado para requalificar a conversa sobre depressão por meio do conhecimento e incentivo a busca por ajuda especializada. O movimento oferece informações que fortalecem as pessoas na hora de lidar com a depressão, como um guia prático de situações comuns que vemos ou vivenciamos em nosso dia a dia ao dialogar com pessoas que podem estar sofrendo com a doença.

Além do acesso gratuito e ilimitado, nas plataformas online da Discovery, o conteúdo também ficará disponível nas plataformas de vídeo On Demand NET Now, VIVO Play e Claro TV, e marca sua estreia no dia 9 de dezembro, às 23:45, no Discovery ‘Existir e Resistir: O desafio da depressão‘ é uma coprodução do Discovery e Mixer Films apresentado por Janssen.

Publicidade


Gabriela Rassy
Jornalista enraizada na cultura, caçadora de arte e badalação nas capitais ensolaradas desse Brasil, entusiasta da cena musical noturna e fervida por natureza.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.