Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Enquanto alguns dos efeitos das mudanças climáticas e da ação humana sobre o meio-ambiente são tão visíveis e evidentes quanto os incêndios recentes na Califórnia e na Austrália, a dimensão das queimadas no Pantanal ou os tantos furacões e outros fenômenos recorrentes, em certos casos tais impactos exigem tempo ou a presença in loco, no local, para serem percebidos – nem por isso, menos graves. Para levar a população geral a assistir mudanças sobre, por exemplo, a maneira que as árvores estão crescendo atualmente, cientistas da Universidade Penn State, no estado da Pensilvânia, nos EUA, criaram uma floresta em realidade virtual – a fim de ilustrar por simulação o futuro das árvores em um mundo afetado pelas mudanças climáticas.
Assim, ao invés de somente ler sobre ou notar uma ou outra foto ilustrativa, poderemos “caminhar” por entre o cenário – mesmo que virtual – de uma floresta. Criada como parte da National Science Foundation, em parceria com o Menominee Indian Tribe of Wisconsin, tribo nativa originária do estado, a experiência em realidade virtual é uma simulação de uma floresta do estado do Wisconsin, e permite a exploração dos diferentes modelos climáticos, e assistir aos efeitos sobre o crescimento das árvores e vegetações. É possível observar a floresta pelo ponto de vista de um pássaro ou nas mais variadas elevações, alterando os cenários climáticos para comparar os impactos.
A escolha da floresta servida de base para o experimento em realidade virtual se deu pela imensa variedade da vegetação no estado do Wisconsin, inspirados pela tribo Menominee. “Esse projeto é um programa que especificamente aponta para a conexão entre a sociedade e a natureza”, disse Alexander Klippel, professor e geógrafo da Penn State. “Se você olhar para quem tem de fato conexão com a natureza, os Menominee possuem uma ligação profunda com a floresta, e trazem uma aproximação e um cuidado com a vegetação que é mais ampla e profunda do que costumeiramente encontramos na civilização ocidental”.
A ideia de Klippel é que a experiência imersiva possa ajudar as pessoas a entenderem esse impacto em potencial sobre as florestas do futuro, e como ações e esforços diversos podem alterar esse processo. “É realmente uma ferramenta que pode ampliar os caminhos que temos à nossa disposição para comunicar a ciência por trás de nossas decisões, e a ciência capaz de transformar o meio-ambiente”.
Acima, algumas informações oferecidas sobre as árvores; abaixo, imagem do experimento
O experimento foi publicado em revista científica, mas os pesquisadores podem oferecer a experiência a quem possui um computador preparado para jogos e um headset específico para Realidade Virtual. A demonstração em vídeo do experimento pode ser vista abaixo.
Publicidade
Um clássico sempre será um clássico: pode o tempo passar, as novidades virem, e no entanto a qualidade, o vigor e a...
A capa de invisibilidade dos filmes e séries de Harry Potter é um dos principais itens da saga do bruxinho. O manto,...
São tantos os sítios arqueológicos e tantas as ruínas e reminiscências do passado imperial por toda a Itália que...
Com o Oceano Atlântico separando uma cidade da outra, um voo direto de Nova York para Londres dura algo entre 7 e 8...
O PS5 está de volta no estoque da Amazon! A Sony disponibilizou hoje(23) o console mais amado do mundo gamer em um...
No Japão tem cafés de gatinhos, ouriços e até Pokémons. Um café com garçons robôs, no entanto, não é apenas...
O dia esperado (por muitos) finalmente chegou. A partir de hoje (16), você já pode bloquear ligações indesejadas de...
O seu rosto tem valor para empresas que ganham dinheiro com criação de imagens e vídeos baseados em deepfake. A...
Um usuário do Twitter fez uma publicação relatando ter sofrido com mais de R$ 140 mil em golpes através dos...