Fotografia

Fotógrafo registra um incrível polvo transparente nas profundezas do oceano

11 • 12 • 2020 às 10:12
Atualizada em 05 • 03 • 2021 às 11:47
Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

Se pode parecer que a humanidade já desvendou boa parte dos segredos da natureza, a verdade é que boa parte dos mistérios naturais se encontram devidamente escondidos no fundo do mar – que, por sua vez, cobre 70% do planeta. Logo, há ainda muito mais coisas a serem descobertas (e nos espantar) do que somos capazes de sequer imaginar. É o caso do polvo registrado pelo fotógrafo chinês Wu Yung-sen nas profundezas inexploradas dos mares filipinos: da espécie Wunderpus, esses animais, quando filhotes, apresentam possuem um corpo totalmente transparente, revelando em imagem estonteante seu interior – incluindo seu cérebro brilhante e avermelhado.

Não é por acaso que o nome completo da espécie, primeiramente descoberta em 2006, é Wunderpus photogenicus, significando literalmente se tratar de uma “maravilha fotogênica”. O animal vive ao sul da costa filipina, e são capazes de mimetizar outras espécies para se proteger – na primeira infância, porém, apresentam esse impressionante corpo translúcido, e encontrar um em tal fase da vida é raridade, e por isso as imagens registradas pelo fotógrafo e mergulhador chinês foi tão comemorada – tornando-se, para ele, a mais importante de sua carreira.

Essa não é, no entanto, a primeira imagem incrível registrada por Yung-sen, que possui vasta experiência em fotografia nas águas escuras das profundezas do oceano. Seu trabalho já venceu prêmios nacionais em Taiwan e também o Sony World Photography Awards.

Para ele, registrar o fundo do mar é um meio de “explorar os limites do mundo natural, inéditos para muitos”.

Publicidade

Canais Especiais Hypeness