Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Gravações de shows ao vivo do pai do reggae, Bob Marley, foram encontradas após 40 anos em um porão úmido de um hotel em Little Venice, em Londres. Como ficaram durante décadas degradando pela ação da água, mofo e sujeira, elas precisaram ser restauradas, mas nem todas conseguiram ser recuperadas. Apenas dez fitas “sobreviveram” e serão leiloadas em maio, na capital britânica.
O responsável pela restauração das fitas foi o engenheiro de som Martin Nichols. Ele descobriu que o material continha músicas gravadas ao vivo em apresentações nos teatros Lyceum e Rainbow, ambos em Londres, e no Pavillon Baltard, em Paris. Entre elas, grandes sucessos da carreira do cantor, como “No Woman No Cry“, “Is This Love” e “Jamming“.
Outro fato interessante sobre essas fitas, datadas nos anos 1970, é que elas foram gravadas com o único “estúdio móvel” existente no Reino Unido na época. E ele foi emprestado pelos Rolling Stones.
De acordo com o Guardian, as fitas foram encontradas por um funcionário do hotel responsável pela limpeza do local. Ele conhecia o empresário britânico Joe Gatt, que logo se interessou em resgatar as gravações perdidas. Mas como elas estavam danificadas, não sabia bem o que fazer. Foi quando acionou seu amigo e cantor de jazz Louis Hoover.
Gravações perdidas de Bob Marley são encontradas em porão de hotel
“Quando vi os rótulos e notas de rodapé nas fitas, eu mal pude acreditar. Fiquei emocionado, mas também triste porque os carretéis estavam muito danificados. Foi angustiante ver aquilo”, disse o músico. Inquieto para resolver o problema, Louis apresentou Joe a Martin, o engenheiro de som que salvou as gravações de Bob Marley.
“Lembro que quando vi as fitas pensei em dizer: ‘Valeu, caras, mas não vai rolar’. Ainda bem que aceitei o desafio”, relembra Martin. “Foi emocionante ouvi-las depois de restauradas. O sentimento era como se estivéssemos ouvindo tudo ao vivo, como era para ser”.
Publicidade
A cantora Gal Costa faleceu nesta quarta-feira (9), em São Paulo. A informação foi confirmada pela assessoria de...
A periferia ocupou a Esplanada dos Ministérios nos últimos dias mostrando que a boa música ferve da borda para o...
Julho foi um mês de celebrações para Marissol Mwaba. Já na primeira quinzena, a artista, que ja é autora do...