Debate

Kalil, prefeito de BH, diz ter ‘dó desse boçal’ ao falar de homem que acionou Justiça contra obra de artista negra

por: Redação Hypeness

Durante participação no programa de entrevistas Roda Viva, o atual prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, se manifestou contra o homem que entrou na Justiça para apagar o mural de uma mulher negra pintado pela artista Criola na lateral de um prédio da capital mineira. “Eu tenho dó desse boçal”, disse Kalil, ao vivo, no último dia 30/11.

Com exceção do morador em questão, a pintura do painel “Híbrida Ancestral – Guardiã Brasileira” foi autorizada pelos outros 55 condôminos do Condomínio Chiquito Lopes e fez parte do Circuito Urbano de Arte (CURA), em 2018.

– Racismo: funcionária acusa gerente da Rosa Chá de chamá-la de escrava na frente de colegas

“Não passa de um boçaloide. O que você vai falar, o que você vai fazer com um cara desse, com esse boçal? Nada. Não sei quem é, não me interessa”, continuou o político do PSD.

– Entregador é vítima de racismo: ‘esse preto não vai entrar no condomínio, manda chamar um branco’

De acordo com comunicado da entidade que outorgou a obra de Criola, o autor da ação judicial utiliza uma antiga lei do regime militar (Lei nº 4591/1964) — superada, inclusive, pelo Código Civil de 2002 — para sustentar que, sem a unanimidade dos condôminos, a pintura não poderia ter sido feita na lateral do prédio.

Mural com o painel da artista Criola, em BH

Criada pela renomada artista Criola, a obra ocupa mais de 1.300 m2 em Belo Horizonte / Foto: Reprodução Instagram / @euoconte_

Em entrevista ao jornal “Estado de Minas”, o morador responsável pela ação rebateu a crítica do prefeito Kalil. “Vamos decorar o prédio dele no Lourdes com uma pintura dessas também. Vai ficar bonito”, diz ironicamente Helvécio Corrêa, que é comerciante.

“Não é uma questão de retribuir ofensas. Mas, para você julgar e emitir opinião, tem que estar a par do caso”, completa.

O mural feito por Criola (@criola___, no Instagram) mede cerca de 1.365m² e ilustra uma mulher negra sendo atravessada por uma cobra coral na altura do ventre.

Publicidade

Foto: Crédito na imagem


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.


X
Próxima notícia Hypeness:
Criança de 10 anos estuprada pelo padrasto está grávida de gêmeos