Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Durante participação no programa de entrevistas Roda Viva, o atual prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, se manifestou contra o homem que entrou na Justiça para apagar o mural de uma mulher negra pintado pela artista Criola na lateral de um prédio da capital mineira. “Eu tenho dó desse boçal”, disse Kalil, ao vivo, no último dia 30/11.
Com exceção do morador em questão, a pintura do painel “Híbrida Ancestral – Guardiã Brasileira” foi autorizada pelos outros 55 condôminos do Condomínio Chiquito Lopes e fez parte do Circuito Urbano de Arte (CURA), em 2018.
– Racismo: funcionária acusa gerente da Rosa Chá de chamá-la de escrava na frente de colegas
"Tenho dó desse boçal", diz @alexandrekalil sobre um morador de um condomínio em Belo Horizonte que entrou com ação judicial para tentar apagar um mural que celebra a cultura negra. #RodaViva pic.twitter.com/eAskD9lQSl
— Roda Viva (@rodaviva) December 1, 2020
“Não passa de um boçaloide. O que você vai falar, o que você vai fazer com um cara desse, com esse boçal? Nada. Não sei quem é, não me interessa”, continuou o político do PSD.
– Entregador é vítima de racismo: ‘esse preto não vai entrar no condomínio, manda chamar um branco’
De acordo com comunicado da entidade que outorgou a obra de Criola, o autor da ação judicial utiliza uma antiga lei do regime militar (Lei nº 4591/1964) — superada, inclusive, pelo Código Civil de 2002 — para sustentar que, sem a unanimidade dos condôminos, a pintura não poderia ter sido feita na lateral do prédio.
Criada pela renomada artista Criola, a obra ocupa mais de 1.300 m2 em Belo Horizonte / Foto: Reprodução Instagram / @euoconte_
Em entrevista ao jornal “Estado de Minas”, o morador responsável pela ação rebateu a crítica do prefeito Kalil. “Vamos decorar o prédio dele no Lourdes com uma pintura dessas também. Vai ficar bonito”, diz ironicamente Helvécio Corrêa, que é comerciante.
“Não é uma questão de retribuir ofensas. Mas, para você julgar e emitir opinião, tem que estar a par do caso”, completa.
O mural feito por Criola (@criola___, no Instagram) mede cerca de 1.365m² e ilustra uma mulher negra sendo atravessada por uma cobra coral na altura do ventre.
Publicidade
O desabafo de uma mãe de gêmeos, que recebeu advertência do condomínio onde vive por causa do choro dos filhos, é...
Nas últimas semanas, publicamos diversas reportagens sobre trisais. Os relacionamentos a três começaram a receber...
A trend do TikTok sobre histórias de amor fracassadas ao som de 'Favorite Crime', de Olívia Rodrigo, parece ter uma...
Em 2011, pouco tempo depois da estreia da primeira temporada de Game of Thrones, Emilia Clarke - a Daenerys, quase...
Há mais de 4 meses os responsáveis pela execução da vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ) e de seu motorista,...
No último sábado (2), dezenas funcionários de uma empresa portuária que atua no Porto de Santos não foram para o...
A Dove pediu desculpas depois de publicar um anúncio, um vídeo de 3 segundos, em sua página do Facebook no qual...
Um acidente em um parque de diversões na cidade de Itu, no interior de São Paulo, feriu 5 pessoas e matou um homem na...
Da mesma forma que a adoção pode ajudar a salvar a vida de uma criança abandonada ou de um animal que careça de...