Tecnologia

Mapa mostra como cada cidade se moveu com as placas tectônicas nos últimos milhões de anos

Redação Hypeness - 08/12/2020 | Atualizada em - 29/12/2020

Por meio do mapa interativo “Ancient Globe” é possível rastrear como qualquer cidade do mundo se movimentou com as placas tectônicas ao longo de milhões de anos. Intuitivo, o site mostra cada configuração geográfica dos continentes da Terra de 750 milhões de anos atrás até os dias atuais.

Como explica o site “My Modern Met”, o globo 3D gira de forma similar ao Google Earth, o que permite uma visão completa da Pangeia e de outras formações continentais. Os usuários podem, inclusive, optar por remover nuvens espalhadas pela superfície da Terra para conseguir visualizar o planeta de forma mais nítida.

– Mapa te teletransporta para a natureza com sons de florestas do mundo todo

Um menu localizado no canto direito superior da tela oferece também a opção de visualizar referências importantes de formações geológicas da Terra. Por exemplo, as primeiras plantas terrestres surgiram há 430 milhões de anos, enquanto, há cerca de 120 milhões de anos, as primeiras flores evoluíram em diversas regiões do globo.

– Mapas em cores apontam as mais antigas empresas em atividade do mundo

Ian Webster foi responsável pelo design do projeto e criou a experiência 3D do mapa projetado pelo geólogo e paleontólogo Christopher Scotese.

“A história da Terra é mais longa do que podemos conceber, e o arranjo atual de placas tectônicas e continentes é um acidente do tempo”, diz Ian em entrevista à “CNN”.

“Será muito diferente no futuro, e a Terra pode sobreviver a todos nós”, finaliza o designer.

Você pode usufruir do “Ancient Globe” no site oficial do mapa.

Publicidade

Fotos: Reprodução/Ancient Globe


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.


Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Você agora pode dar nome a um tubarão e ajudar a protegê-lo por meio de NFT