Ciência

Nova espécie de carambola-do-mar reflete cores ao nadar

Redação Hypeness - 11/12/2020

Uma nova espécie de carambola-do-mar foi descoberta por pesquisadores da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos (NOAA). Um veículo subaquático foi o responsável por encontrar e registrar imagens do novo filo, em Porto Rico. O fato aconteceu em 2015, mas só foi revelado agora. Os registros foram feitos a 3,9 quilômetros de profundidade. O resultado da pesquisa foi publicado na revista especializada “Plankton and Benthos Research”.

Primeiro museu submerso do mundo que permite apreciar arte durante um mergulho é inaugurado

As gravações em alta definição feitas em um cânion subaquático foram fundamentais para que a equipe de pesquisa conseguisse analisar, em laboratório, a nova espécie de ctenóforo, chamada de Duobrachium sparksae. Nenhum espécime do animal foi capturado para ser estudado fora de seu habitat. 

Coletamos vídeos em alta definição e descrevemos o que vimos. Passamos pelo conhecimento histórico dos ctenóforos e parecia claro que se tratava de uma nova espécie e gênero também. Em seguida, trabalhamos para colocá-lo na árvore da vida de maneira adequada”, explica Mike Ford, um dos cientistas que participaram da expedição. 

Besouro aquático, aranha elétrica e mais 30 novas espécies descobertas na Amazônia

As carambolas-do-mar se parecem um pouco com águas vivas no sentido morfológico. No entanto, essas novas espécies do animal intrigaram os cientistas por utilizarem seus tentáculos como uma espécie de âncora no fundo do mar enquanto se movem como se fossem um balão flutuando no ar.  

Outra característica marcante das carambolas-do-mar também presente na Duobrachium sparksae é a sua fileira de cílios que refletem cores diferentes. “Não tínhamos os mesmos microscópios que teríamos em um laboratório, mas o vídeo pode nos dar informações suficientes para entender a morfologia em detalhes, como a localização de suas partes reprodutivas e outros aspectos”, afirmou, em nota, o pesquisador Allen Collins.

Conheça a nova espécie de tartaruga descoberta na América do Sul

Publicidade

Fotos: NOAA


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Warning: array_map(): Expected parameter 2 to be an array, bool given in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/part/publicidade/outbrain.php on line 2

Warning: array_intersect(): Expected parameter 2 to be an array, null given in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/part/publicidade/outbrain.php on line 11

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.


Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
70% dos brasileiros apoiam o uso medicinal da cannabis, aponta pesquisa