Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Um dia chegaremos em Marte, e se até pouco tempo tal feito parecia estrito às mais impossíveis ficções científicas, esse dia agora parece breve, quase já visível no horizonte dos avanços tecnológicos e feitos da humanidade. Pois foi se antecipando a esse amanhã que a Mars Society, uma ONG estadunidense dedicada à futura exploração do planeta vermelho, convocou escritórios de arquitetura para apresentarem projetos de cidades sustentáveis a serem construídas para ocupação humana em Marte.
Foram 175 projetos inscritos, e 10 selecionados para as finais do concurso Mars City State Design – vindos de países como Canadá, Austrália, França, EUA, Áustria e Alemanha. A ideia era que as cidades projetadas tivessem a capacidade de receber 1 milhão de pessoas. Dentre os finalistas estava o projeto do escritório espanhol Abiboo – intitulado Nüwa, a cidade foi pensada em uma projeção vertical e construída a partir de uma arquitetura modular.
O projeto espanhol foi dividido em 5 cidades de 200 mil habitantes, tendo Nüwa como a capital, cada uma efetivamente projetada para se adaptar às mais diversas superfícies do nosso planeta vizinho.
Os “prédios” são inseridos em montanhas através da construção de túneis conectados internamente – recebendo espaços residenciais e de trabalho. As construções também oferecem claraboias e paredes translucidas para revelar a impactante e desértica paisagem marciana – a ideia é que essas copas sejam construídas a partir do material extraído da construção dos túneis. Cada módulo construído em Nüwa terá dois andares, que incluem áreas verdes, jardins urbanos, espaço para arte e mais – como animais e corpos d’água.
O concurso ofereceu prêmios de 10 mil dólares ao primeiro colocado, 5 mil dólares ao segundo projeto, 2.500 dólares ao terceiro, 1.000 ao quarto e 500 ao quinto melhor colocado. “Nossos finalistas realizaram um trabalho maravilhoso, apresentando os requisites para o estabelecimento humano em longo prazo no planeta Marte, levando diversos fatores importantes em consideração”, disse Dr. Robert Zubrin, presidente da Mars Society.
“Seus esforços detalhados irão ajudar tanto a comunidade científica quando o público geral a entender melhor o que será necessário para estabelecermos a primeira grande cidade no planeta vermelho, em um futuro não tão distante”.
O resultado do concurso foi anunciado recentemente, e o projeto vencedor foi o multinacional Nexus Aurora. O projeto espanho Nüwa não se classificou entre os 5 melhores colocados ao fim do concurso – e o resultado final completo pode ser visto aqui.
Publicidade
Dados revelados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) revelados no final do ano passado confirmaram...
Em Salvador, um dos mais emblemáticos sobrenomes da história da luta contra a ditadura militar brasileira voltou a...
Fim da publicidade, o surgimento dos gamers e os novos caminhos das transformações digitais. O que tantos temas têm...
O Google decidiu que seus funcionários vão permanecer em esquema de trabalho remoto, conhecido como home office, até...
O México dá um passo importante em sua relação com as drogas. A Suprema Corte do país anunciou a...
Pesquisadores da Universidade de Oxford irão comandar um grande estudo sobre uma jornada de trabalho de quatro dias na...
O Japão tem algumas das lojas de Starbucks mais inovadoras do mundo. A mais recente foi inaugurada em Tóquio, em um...
No final dos anos 1990 o historiador estadunidense Neil Howe se juntou ao colega William Strauss para juntos anunciarem...
A rivalidade ficou no campo e vários clubes, inclusive River Plate e Boca Juniors, se uniram no domingo (24) para...