Futuro

O coronavírus conseguiu o que nem as enchentes conseguiam em Veneza

Kauê Vieira - 14/12/2020 | Atualizada em - 15/12/2020

Uma postagem no Instagram mostrando um restaurante lotado na cidade de Veneza, na Itália, acabou por indiretamente mostrar o impacto que a pandemia vem provocando – nos impedindo de fazer nossos programas preferidos: aqueles que antes não deixaríamos de fazer por nada. Nem mesmo se houvesse uma inundação – e é isso que a série de vídeos mostra: um restaurante funcionando a todo vapor em novembro do ano passado na cidade, apesar de estar com mais de um palmo de água cobrindo o chão.

“Quando uma cheia de água era considerada o maior obstáculo para um restaurante”, diz um dos comentários, enquanto outro retorna à realidade atual de forma mais brutal: “Se preparando para o fim do mundo”. As imagens foram registradas no restaurante Paradiso Perduto, e naturalmente que por conta de se tratar de uma cidade formada por 117 pequenas ilhas divididas por canais e pontes e cerca de água por todos os lados, em Veneza as inundações são corriqueiras. Não por acaso, os clientes todos jantam, devidamente trajando botas de borracha, como se nada estivesse acontecendo.

“Em época de pandemia”, diz outro usuário do Instagram, “isso parece glorioso!”. A postagem original já conta com mais de 22 mil curtidas, no perfil Sam Youkills. Um comentário, no entanto, foi além da pandemia imediata, e apontou um dilema de prazo muito mais longo com contundência e precisão do centro de um triste alvo: “Isso é viver no limite de um colapso ambiental”. Os vídeos originais podem ser vistos aqui.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Publicidade

© fotos: reprodução


Kauê Vieira
Nascido na periferia da zona sul de São Paulo, Kauê Vieira é jornalista desde que se conhece por gente. Apaixonado pela profissão, acumula 10 anos de carreira, com destaque para passagens pela área de cultura. Foi coordenador de comunicação do Projeto Afreaka, idealizou duas edições de um festival promovendo encontros entre Brasil e África contemporânea, além de ter participado da produção de um livro paradidático sobre o ensino de África nas Escolas. Acumula ainda duas passagens pelo Portal Terra. Por fim, ao lado de suas funções no Hypeness, ministra um curso sobre mídia e representatividade e outras coisinhas mais.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.


Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Sustentabilidade social: por que ela é fundamental para um futuro mais justo?