Ciência

O futuro da saúde está no DNA; e um teste acessível é a diferença para um amanhã mais saudável

Redação Hypeness - 17/12/2020

Um estudo realizado em 2018 mostra que 1 em cada 6 indivíduos saudáveis traz uma variante acionável para genes avaliados – ou, em suma, pode possuir predisposição ao desenvolvimento de doenças a partir de sua genética. Mas e se pudéssemos fazer um teste para sabermos hoje se temos tendência a desenvolver um câncer hereditário? E quais medidas podem ser tomadas na descoberta de uma predisposição genética para o desenvolvimento de uma doença? É nesse ponto que um teste genético pode ser o diferencial na prevenção de possíveis doenças futuras. Os genes de seu DNA carregam informações importantes sobre sua saúde – e muitas vezes anos antes de qualquer sintoma aparecer.

A palavra-chave aqui, portanto, é prevenção. Tanto a possível doença quanto a cura de amanhã começam em nosso comportamento de hoje – em como agimos, no que comemos, no que bebemos, no exercício que fazemos ou deixamos de fazer.

E se para muitos um teste genético parece ainda algo do futuro, feito em laboratórios da ficção científica, ou simplesmente um recurso inacessível e de altíssimo custo, a verdade é que hoje um mapeamento do DNA sobre uma predisposição ao desenvolvimento de doenças é algo acessível e simples – que em certos casos pode ser feito diretamente pelo paciente, sem a necessidade de um pedido médico. E o diferencial é determinante: quanto mais cedo obtidas as informações genéticas, mais rapidamente virão as medidas preventivas para se evitar tal tendência.

A Sommos DNA, nova marca de testes genéticos do Grupo Fleury, já oferece esse tipo de serviço de forma acessível com o exame para determinação de predisposição para o câncer hereditário. Seu diferencial, porém, está no kit de coleta, a ser comprado diretamente pelo cliente através do site, e enviado para sua casa – onde a coleta é feita pelo próprio cliente, e devolvida aos profissionais de saúde da empresa.

Em pouco tempo sai um laudo completamente interativo que facilita a leitura dos usuários e dos médicos das informações expostas pelo exame. Diferentemente de outras empresas que oferecem análise nutrigenética ou de ancestralidade, a Sommos DNA oferece uma análise de predisposição, acompanhada de uma equipe de especialistas em genética que pode explicar os resultados em caso positivo através de consulta online e sem custos adicionais. Nesse momento os exames da Sommos DNA são apenas para o câncer hereditário, mas a avaliação para outras doenças hereditárias estará disponível em 2021, como doenças cardíacas e outras condições. Os clientes terão acesso às novas análises de outras doenças com um desconto, e não precisarão fazer novamente o teste.

Vale lembrar que um resultado negativo aponta a ausência de alteração conhecida que possa aumentar o risco do paciente de desenvolver alguma doença, mas NÃO significa que a pessoa testada nunca irá desenvolver alguma condição. Da mesma forma para a situação oposta: o resultado positivo confirma a existência de uma predisposição genética para o desenvolvimento de uma doença, mas NÃO é um diagnóstico da doença propriamente, nem quer dizer que a mesma irá se desenvolver.

Além disso, a avaliação genética traz a informação para o indivíduo e sua família, pois também apresenta a chance de transmissão de uma alteração no DNA para a geração seguinte.

Trata-se, portanto, de um exame de prevenção – que se alia a todas as medidas já listadas a fim de ajudar a construir o tal futuro saudável. O poder da informação genética é o poder das possibilidades – através de testes de alta qualidade e a preços acessíveis, com a Sommos DNA se torna possível o planejamento de nossa saúde e da saúde de toda a família.

Não é difícil definir alguns pontos de partida para investirmos em nossa saúde hoje e principalmente para o futuro: evitar alimentos gordurosos e com muito sal, cuidar do peso, não consumir álcool em excesso, não fumar, evitar a recorrência de situações de estresse, manter exames e consultas em dia são um excelente começo.

Todas essas medidas são fundamentais para se ter qualidade de vida hoje e um amanhã mais saudável mas, nessa vida, nada é garantido. Conhecer a sua genética pode ser um passo fundamental quando o assunto for saúde no presente e, principalmente, no futuro.

 

Publicidade

© fotos: Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Maquiagem pode ter químicos ligados ao câncer, aponta estudo