Seis noites foram necessárias para que uma equipe de astrofotógrafos conseguisse captar as imagens que formam o mapa mais detalhado já visto de Marte até hoje. Os registros foram feitos a partir de um telescópio de um metro localizado na Cordilheira dos Pirineus, na França, e só foram possíveis graças a uma angulação perfeita entre o planeta vermelho e a Terra.
O telescópio usado para fazer as imagens que deram origem ao mapa de Marte.
“O projeto foi inspirado pelo fato de que essa oposição de Marte, quando se aproxima da Terra, foi a melhor dos últimos 15 anos”, explica o astrofotógrafo Jean-Luc Dauvergne ao “My Modern Met”. Ele conta que o objetivo da empreitada era apenas conseguir imagens mas que, no decorrer do processo, eles perceberam que poderia fazer “esse Santo Graal”, palavras usadas por ele em referência ao mapa mundi.
Ao lado de Jean-Luc estavam também Thierry Legault, outro astrofotógrafo, François Colas, do Observatório de Paris, e Guillayme Dovillaire, responsável por montar a carta. Todo o processamento de dados levou cerca de 30 horas. As fotos foram feitas a partir de um registro em vídeo captado pelos foto cientistas entre os meses de outubro e novembro.
O trabalho foi reconhecido pela Nasa e chamado de “Astronomy Picture of the Day” (“Foto astronômica do dia”, em tradução livre) pela agência espacial. Em breve, um artigo sobre o projeto deve ser publicado na revista científica “Nature”.
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.
Branded Channel Hypeness
Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.